Você é ansioso? Faz força que passa!

 Você é ansioso? Faz força que passa!
Compartilhe essa matéria

Já está ansioso para ler esse artigo?

Calma, calma e respira! Vou te ajudar a controlar essa ansiedade com toda sua força!

Um artigo publicado na Scientific Reports em 16 de outubro de 2020, sugere o Treinamento de Exercício de Resistência (musculação) para melhorar os sintomas de ansiedade, mas como seria possível? Vamos lá então!

De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do American College of Sports Medicine (ACSM), recomenda-se atividades de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares, entre 2 ou mais dias por semana não consecutivos. As séries sugeridas são de 1-3 entre 8-12 repetições para os iniciantes nessa atividade física.

Essa intervenção foi sugerida por 8 semanas, 2x/semana com aumento progressivo da resistência até completar 2 séries de 8-12 repetições de 8 exercícios antes de sentir fadiga ou falha muscular completa impedindo a repetição meses exercícios: agachamento com barra, supino com barra, levantamento terra com barra hexagonal, levantamento lateral de ombro com halteres sentado e abdominais.

Após a 8 semanas de Treinamento de Exercício de Resistência, essa modalidade de atividade física nas pessoas que sofrem com a ansiedade, melhorou de forma significativa os sintomas.

Obviamente que manter a atividade física de forma frequente e regular, bem orientado e personalizado e aliado a uma boa alimentação, irá manter sua qualidade de vida em todos os aspectos.

Forte abraço e cuide-se bem!

Fonte: Gordon, B.R., McDowell, C.P., Lyons, M. et al. Resistance exercise training for anxiety and worry symptoms among young adults: a randomized controlled trial. Sci Rep 10, 17548 (2020).

Colunista do JDR-OESTE
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rm_fisiopersonal
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados