Lipedema: Prevalência, fatores e riscos que a Fisioterapia tem grande importância no tratamento

 Lipedema: Prevalência, fatores e riscos que a Fisioterapia tem grande importância no tratamento
Compartilhe essa matéria

Conectando a Fisioterapia junto ao tratamento de Lipedema

Por Dra. Patricia Chaves

 

Neste artigo, quero abordar um tema que está em alta e traz bastantes questionamentos e dúvidas.

O que é o lipedema?

É uma condição crônica, definida pela multiplicação anormal de células adiposas devido alterações hormonais.  Essa doença afeta principalmente mulheres e suas manifestações clínicas, que geralmente surgem durante as fases de mudança hormonais, como: a puberdade, a gravidez ou menopausa, porém, não se tem ainda, uma causa exata.

Uma característica específica do lipedema é a presença de uma desproporção visível entre uma parte superior do corpo magra e membros inferiores espessados. É preciso ficar atento aos sinais e sintomas, que são: o aumento desproporcional do tecido adiposo nas pernas e quadris, dor a pressão ou sensibilidade nas áreas afetadas, fácil formação de hematomas e as pernas pesadas ou inchadas. Caso tenha algum destes sintomas, o indicado é procurar um médico para um tratamento adequado.

Tratamento

Geralmente, o tratamento do lipedema é conservador e tem como objetivo aliviar os sintomas e evitar complicações secundárias. O foco está na redução da dor, do edema e a diminuição da deposição de gordura, utilizando assim, terapia descongestiva combinada, como roupas de compressão, mobilização, drenagem linfática e ultrassom terapêutico. Além disso, associando uma alimentação saudável e atividade física regular. Vale lembrar, que pessoas com Lipedema precisam ter uma atenção maior na atividade física e alimentação, para evitar o aumento de gordura corporal.

Ressalto que há casos de Lipedema, que necessitam ter intervenção cirúrgica, como a lipoaspiração tumescentes e cirurgias de lifting.

O fisioterapeuta tem o papel importante no tratamento, auxiliando na redução dos sintomas, na circulação linfática e na qualidade de vida de modo geral. Com a drenagem linfática manual, o paciente irá sentir uma melhora da circulação, diminuição do inchaço (principalmente nas áreas afetadas, pelo Lipedema), onde se faz necessário também a realização dos exercícios terapêuticos, para uma melhora gradativa e ainda na qualidade de vida do paciente. Além de atrelar as técnicas de autocuidado, posicionamento adequado e cuidados com a pele que são de suma importância.

Saliento que, o Lipedema é uma condição crônica e progressiva, você terá que ficar em constante atenção aos sinais e cuidados! Pois, o mesmo, não tem cura.

 

Dra. Patricia Gomes Chaves  é  formada em Fisioterapia pela Universidade Faculdade Mario Schenberg FMS, com Pós Graduação em Ortopedia pela Universidade Unip.   CREFITO 257626-F

Conheça suas redes sociais: @Dra.Patriciagomeschaves

0 Reviews

Relacionados