Você sabia que exercícios e com a fisioterapia ajudam na Artrite Reumatoide? Entenda mais!

 Você sabia que exercícios e com a fisioterapia ajudam na Artrite Reumatoide? Entenda mais!

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

Olá, espero que você esteja bem!

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 

A Artrite Reumatoide, é uma condição inflamatória de todo o organismo e de forma crônica que por muito tempo foi tratada com muitos medicamentos, mas um estudo recente, trouxe algumas novidades que podem beneficiar muito as pessoas acometidas por essa doença e direcionar os profissionais da saúde em suas condutas terapêuticas.

Essa nova forma de tratamento envolve além dos medicamentos, acrescenta os exercícios físicos, a Fisioterapia, dieta controlada e outras terapias que integram e interagem trazendo mais benefícios ao indivíduo acometido por essa doença.

Nessa primeira diretriz, tanto o exercício físico quanto a Fisioterapia são recomendados desde que seja realizado um trabalho individualizado e personalizado para o estágio adequado da doença, se há ou não deformidades que podem prejudicar a mobilidade ou até mesmo piorar se fizer algum tipo de atividade inadequada para uma articulação muito prejudicada.

A dieta também tem o foco individual com aspectos anti-inflamatórios de acordo com as possiblidades pois se trata de ingredientes que podem ter um custo mais elevado para se manter em uma doença crônica.

A Fisioterapia atua conforme a necessidade do indivíduo utilizando técnicas e equipamentos adequados para diminuir a dor permitindo uma melhor mobilidade ao paciente, maior independência e qualidade de vida.

Os exercícios físicos devem ser mesclados entre aqueles que melhoram a força, o condicionamento cardiovascular, atividades aquáticas entre outras atividades visando a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

O trabalho de uma nutricionista é fundamental para controlar a condição inflamatória sistema do organismo através de alimentos que possuem função anti-inflamatória e que deve ser consumido com frequência conforme as orientações desse tipo de profissional da saúde.

É importante lembrar que por ser uma doença crônica e por tanto sem cura, que a pessoa se torna a principal ferramenta para obter o máximo de sucesso no tratamento realizando as atividades físicas adequadamente, Fisioterapia e a dieta adequada para obter e manter a qualidade de vida necessária e evitar o agravamento dessa doença que pode causar deformidades nas articulações com perda ou diminuição da função, fortes dores e uso excessivo de medicamentos.

Forte abraço, cuide-se bem e pratique exercícios físicos com orientação de algum profissional de saúde para obter o máximo de benefícios.

Fonte:  https://doi.org/10.1002/acr.25117

 

Dr. Robson Mailho – CREFITO3: 108.159-F

Fisioterapeuta – Colunista

@fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados