Você sabia que Chocolate ameniza o Câncer?

 Você sabia que Chocolate ameniza o Câncer?
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Até o ano de 2060, estima-se que 16 bilhões de pessoas morrerão por ano devido a neoplasias malignas, Câncer, um aumento de 109% comparado a 2016.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Nos idosos, ocorrem maiores implicações quando se fala nos cuidados paliativos e no manejo adequado dos efeitos físicos, psicossociais e espirituais do Câncer para reduzir os efeitos do tratamento e melhorar a qualidade de vida.

Seja qual for a Doença, a composição muscular pode determinar o prognóstico do tempo de uma internação e de recuperação total ou não de uma pessoa.

A parte nutricional nesses casos não pode ser deixada de lado preservando ao máximo o estado nutricional do idoso prevenindo a desnutrição e melhorar o conforto físico e emocional com o objetivo de resgatar o prazer e as memórias de convívio respeitando as preferências alimentares individuais.

Pesando nisso, alguns alimentos promovem a sensação de bem-estar geral e conforto nessa fase mais crítica do tratamento do Câncer. O chocolate é o alimento que causa a maior e as melhores sensações aliviando inclusive o estresse do tratamento e ao mesmo tempo, é uma fonte de energia contribuindo nas necessidades nutricionais. Além disso, o chocolate com maior teor de cacau, atua no estresse de oxidação do organismo e na inflamação sistêmica, fatores de risco para a progressão da Doença.

Um estudo realizado dentro do Hospital Universitário de Ribeirão Preto, acompanhou pacientes idosos em cuidados paliativos no tratamento do Câncer e introduziu no planejamento alimentar, 1.337mg diariamente de chocolate contendo 55% de cacau e foram acompanhados inicialmente e após 4 semanas tendo como resultado através de exames de laboratório e acompanhamento individual, houve melhora no estado nutricional desses pacientes, não houve alterações significativas na composição corporal e promoveu melhora do prognóstico superior a 70% em 30 dias

Sempre é importante lembrar, que a atividade física durante um tratamento de Câncer, ser faz necessário tendo como objetivo, melhorar as funções do paciente e a sua independência através da prevenção da sarcopenia que é a diminuição da massa muscular e que também influencia diretamente na força muscular. Além disso, o exercício físico, em especial os resistidos, a musculação adaptada, também promove efeitos anti-inflamatórios e outros efeitos benéficos que auxiliam tanto na fase de tratamento quanto na prevenção para o surgimento do Câncer.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo sempre!

Fonte: Vettori, JC, da-Silva, LG, Pfrimer, K. et al. Efeito do chocolate em pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos: um estudo controlado randomizado. BMC Palliat Care 21, 5 (2022). https://doi.org/10.1186/s12904-021-00893-1 / Fotos: Chocolate_Canva

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados