Você sabia que atividade física faz diferencia na prevenção do Câncer?
Olá, tudo bem com você?
O meu artigo de hoje continua abordando sobre o câncer mas desta vez, vamos dar destaque para a atividade física e no que ela pode influenciar preventivamente e até mesmo durante o tratamento de quem já foi diagnosticado.
Fatores genéticos contribuem para o aparecimento de tumores que podem ser evitados quando há diagnóstico precoce através de exames que devem ser realizados periodicamente conforme orientação médica.
Maus hábitos que prejudicam a saúde como fumar, ingerir bebida alcoólica em excesso, alimentar-se frequentemente com produtos industrializados e o ganho de peso corporal causado pelo sedentarismo, aumentam os riscos para o aparecimento de diversas doenças e até de um câncer.
O sendentarismo aliado aos fatores mencionados anteriores contribuem não apenas para o excesso de peso e o aumento de gordura corporal mas também provoca um processo inflamatório crônico em todo o corpo diminuindo o metabolismo deixando o organismos mais vulnerável a qualquer tipo de doença.
É importante que a Fisioterapia seja integrada ao tratamento do câncer utilizando a atividade física de forma personalizada de acordo com a fase da doença diminuindo os efeitos do tratamento e da imobilidade que a doença causa atuando na melhora da composição muscular tornando o corpo mais ativo para reagir positivamente ao tratamento.
Forte abraço e cuide-se bem!
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho