Estresse e Dor Lombar estão associadas, você sabia?

 Estresse e Dor Lombar estão associadas, você sabia?

Canva

Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

A dor na lombar, é um problema de saúde muito comum em todo o mundo impactando diretamente na qualidade de vida e na produtividade das pessoas.

A lombalgia tem diversas causas e entre elas, problemas orgânicos na estruturas anatômicas causando alterações nos ossos, nos discos intervertebrais, nas articulações, ligamentos, músculos, nervos e até nos vasos sanguíneos e além disso, os fatores ocupacionais, idade, o tempo que a pessoa fica sentada e os fatores psicossociais como o estresse, ansiedade e depressão, são fatores importantes na causa da dor.

Os fatores psicossociais foram o foco de um estudo sobre a lombalgia e foram considerados as associações mais significativas para dor passar de aguda para uma dor crônica e nos últimos anos, o estresse tem sido o maior causador da dor crônica nas pessoa de maneira geral.

O estudo publicado na Revista Nature em Julho de 2021, selecionou mais de 8 mil pessoas, acima de 50 anos que relatavam ter dor lombar por mais de 30 dias nos últimos 3 meses, com relato de muito estresse diário para grau alto de estresse.

Após todas as análises desse estudo, o estresse pode ser o causador da dor lombar em até 3 vezes se comparado a pessoas que não sentem estresse alto no seu dia a dia uma vez que o estresse é um importante modulador da dor além de causar alterações hormonais e comportamentais que podem alterar os ciclos de sono, de reparo tecidual, de alimentação e portanto, altera a saúde geral do indivíduo.

Desta maneira, o tratamento da lombalgia crônica, necessita de uma atenção multiprofissional incluindo a atenção Fisioterapêutica para orientar as atividades específicas e personalizadas para cada indivíduo conforme a dor é relatada e sentida em todos os momentos do dia seja em atividade ou mesmo durante o sono.

Os aspectos musculares merecem atenção especial pois os processos degenerativos podem ou não ter participação na lombalgia, mas como estresse provoca diversas alterações no organismo, as alterações musculares como a falta de flexibilidade, de força, rigidez e processos inflamatórios mais localizados, são pontos importantes que merecem atenção durante todo o tratamento.

É importante que o tratamento tenha como objetivo, diminuir o estresse e que seja sempre individual e personalizado respeitando a idade, o sexo, o condicionamento físico e o tipo de atividade praticada durante o dia para que o tratamento proposto pelo Fisioterapeuta tenha o melhor resultado no menor tempo possível.

Não espere a dor lombar piorar, procure ajuda profissional antes que a dor cause maior incapacidade física.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo sempre!

Fonte: Choi, S., Nah, S., Jang, HD. et al. Associationbetween chronic low back pain and degree of stress: a nationwide cross-sectional studySci Rep 11, 14549 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-021-94001-1

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados