Especial semana das mulheres: Como lidar com o equilíbrio do corpo e manter uma saúde de ferro

 Especial semana das mulheres: Como lidar com o equilíbrio do corpo e manter uma saúde de ferro
Compartilhe essa matéria

Parabéns a todas as Mulheres! Hoje, quero conversar especialmente com vocês, sobre um assunto interessante.

Analisei um artigo publicado em Junho de 2020, no American Society for Microbiology Journals, investigou as alterações ocorridas diariamente na microbiota vaginal quando associado ao ciclo hormonal natural, uso de anticoncepcionais, tipo de dieta e os exercícios físicos, sendo esses, componentes críticos da saúde sexual, reprodutiva e suas possíveis implicações nas doenças ginecológicas e obstétricas.

Os Lactobacilos estão presentes na microbiota vaginal e podem sofrer oscilações na sua composição no período menstrual, no uso de anticoncepcionais locais, conforme o tipo de dieta e até no tipo de exercício físico, podendo afetar a saúde vacinal.

Mas, esse estudo, observou-se o período menstrual e conclui-se que ocorre uma tendência na diminuição na quantidade de Lactobacilos e aumento de outros tipos como o Streptococcus por exemplo.

Se a microbiota vaginal é influenciada por hormônios estrogênios ou progestágenos, o uso de anticoncepcionais hormonais, podem causar mudanças generalizadas da diversidade microbiana no trato vaginal.

A longo prazo, observou-se mulheres que seguem uma dieta vegetariana e tiveram uma média maior de diversidade microbiana vaginal do que as não vegetarianas

A realização de exercícios físicos diariamente, com intensidade média conforme a escala: 1-baixa, 2-media, 3-alta, observou-se um aumento na média da diversidade microbiana vaginal.

Mulher em todas as idades, se faz necessário procurar e manter o equilíbrio para ter uma vida mais saudável cuidando integralmente do corpo.

Participe comigo nos artigos semanais enviando suas perguntas, será um prazer imenso conversar com você!

Forte abraço e cuide-se bem

Fonte:

https://doi.org/10.1128:mSephere.00593-20

 

Colunista do JDR-OESTE

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F

Cel: 11 98556-7434

Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica

Qualified Professional na Silver Ocean 60+

Instagram: @rm_fisiopersonal

Facebook: Robson Gonçalves Mailho

LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados