Entenda porque os exercícios fazem toda diferença na vida de quem tem Esclerose Múltipla

 Entenda porque os exercícios fazem toda diferença na vida de quem tem Esclerose Múltipla

Fotos : Canva

Compartilhe essa matéria

Olá tudo bem com você?

Antes de começarmos o nosso bate-papo, quero agradecer pelo seu interesse em nossa coluna de saúde semanal durante todo o ano que passou. Obrigado por escolher ficar cada vez mais informado, é um privilégio poder para a sua saúde e qualidade de vida. Feliz e Próspero Ano Novo!

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Janeiro Branco, é considerado o mês que alerta as pessoas sobre os cuidados mentais.

A Esclerose Múltipla é uma doença que provoca alterações cognitivas importantes e que diminui a qualidade de vida.

A Esclerose Múltipla é uma doença que por alterações no sistema imunológico, provoca sintomas físicos, cognitivos e depressivos podendo afetar mais mulheres do que homens entre 20 e 50 anos de idade. Com causa desconhecida, as diferentes terapias e medicamentos são utilizados para diminuir os sintomas e prevenir os ataques que afetam os músculos na doença. Os medicamentos podem causar efeitos colaterais e provocar baixa tolerância e abandono do tratamento enquanto os exercícios físicos, modulam as alterações musculares, melhoram a marcha, o equilíbrio e atenuam a progressão da doença melhorando a qualidade de vida.

Análise

O estudo científico publicado em 2020, examinou a eficácia de diferentes exercícios físicos para o tratamento dessa doença uma vez que ocorrem diversas alterações no organismo. Atividades aeróbicas como ciclismo, atividades de treinamento resistido progressivo para melhora a força muscular, treinos de equilíbrio em superfícies instáveis e atividades de dupla tarefa.

A proposta do estudo foi de realizar os exercícios 25 atendimentos de 1h por 5 semanas, com pré-aquecimento de 10 minutos, atividades físicas por 40 minutos e 10 minutos finais de resfriamento.

Apesar do estudo sugerir um determinado tempo de tratamento por atendimento, é importante lembrar que cada pessoa necessita ser rigorosamente avaliada pelo Fisioterapeuta para verificar qual é a condição física atual e desta forma, determinar o tempo de tratamento inicial junto com quais tipos de abordagens serão escolhidas a cada dia de tratamento.

Assim como as avalições, as reavaliações constantes feitas pelo Fisioterapeuta e a própria percepção da pessoa que está recebendo o tratamento, conduzirão um tratamento totalmente personalizado, seguro e eficiente com melhores resultados no menor tempo possível.

Esse estudo concluiu a eficácia da diversificação dos exercícios nas pessoas com essa doença melhorando a qualidade de vida, menor dependência física, maior controle dos ataques, atenuação da perda da massa e da força muscular, melhora da sensação de cansaço e menor índice de quedas devido a melhora do equilíbrio.

Forte abraço cuide-se bem, faça exercícios físicos adequados para a sua condição atual de saúde, procure um Fisioterapeuta para te orientar e conte comigo sempre!

Fonte: TOLLÁR, JÓZSEF 1,2 ; NAGY, FERENC 1 ; TÓTH, BÉLA E. 3 ; TÖRÖK, KATALIN 1 ; SZITA, KINGA 1 ; CSUTORÁS, BENCE 1 ; MOIZS, MARIANN 1 ; HORTOBÁGYI, TIBOR 4 . Efeitos do Exercício na Qualidade de Vida da Esclerose Múltipla e Sintomas Clínico-Motores. Medicine & Science in Sports & Exercise 52(5):p 1007-1014, maio de 2020. | DOI: 10.1249/MSS.0000000000002228

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados