Artistas plásticos da Granja Viana participam do 9º Anuário de Artes da Luxus Magazine
Dia D: Brasil se mobiliza em Campanha Nacional de Multivacinação
© Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil uniu forças neste sábado, 18, em um esforço nacional de saúde pública. Mais de 30 mil postos de vacinação abriram suas portas em todo o país para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra diversas doenças preveníveis.
Ao todo, mais de 15 vacinas são oferecidas gratuitamente à população. As autoridades de saúde destacam a prioridade para as vacinas contra HPV, febre amarela e sarampo, buscando fortalecer a imunização contra essas doenças.
O Ministério da Saúde informou que os horários de funcionamento dos postos de vacinação variam de acordo com as orientações dos governos locais. No entanto, todos os postos permaneceram abertos para vacinação por, pelo menos, nove horas, das 8h às 17h.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância da vacinação, em especial contra o sarampo. Ele lembrou que o Brasil havia reconquistado o certificado de eliminação do sarampo no ano passado, após tê-lo perdido devido à queda na vacinação. “É um dia também para vacinar contra o sarampo. A partir de 2016, nós recuperamos o certificado em 2024”, disse o ministro.
Padilha também apresentou um panorama da vacinação no país, demonstrando otimismo em relação à campanha. “Nós já melhoramos das 16 vacinas, nós melhoramos ainda mais a cobertura em 15 delas. Uma está estável e até o final do ano a gente quer melhorar nas 16. Nós estamos com 35.000 salas de vacinação abertas hoje. Nós garantimos esse mês, que é o mês inteiro de campanha de atualização, 6 milhões de doses a mais.”
Além da mobilização nos postos de saúde, a Fiocruz promoveu um evento especial para fortalecer a campanha, o Fiocruz pra Você. O evento contou com oferta de vacinas, atividades culturais, ações de divulgação científica e iniciativas de promoção da saúde, integrando as comemorações dos 125 anos da instituição.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br