Como superar a Fraqueza Muscular e Saúde Cardiovascular

 Como superar a Fraqueza Muscular e Saúde Cardiovascular
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

A Sarcopenia é a perda de força e da massa muscular que ocorre durante o processo de envelhecimento mas que pode ser agravada com o surgimento de Doenças Crônicas.

A perda dessa força muscular ao longo dos anos está diretamente associada a progressão mais rápida de doenças que envolvem todo o sistema cardiovascular aumentando o risco de mortalidade, quedas e a diminuição da qualidade de vida principalmente nas pessoas idosas.

A perda da força muscular nas pessoas diagnosticadas com alguma Doença Crônica deve ser monitorada através de acompanhamento nutricional e atividades físicas realizadas frequentemente com o auxílio de um profissional da Saúde como o Educador Físico ou Fisioterapeuta.

Atenuar a perda da massa muscular através das atividades físicas, prolonga a qualidade de vida e pode evitar o aparecimento ou o agravamento de Doenças Crônicas que diminuem a mobilidade do indivíduo.

Exercícios resistidos são os mais indicados para atenuar a força muscular uma vez que a contração do músculo contra algum tipo de resistência, obriga o organismo a reagir para vencer a resistência aplicada durante a atividade física bem como a implementação de atividades como a caminhada quando possível ou a bicicleta, podem auxiliar na composição do exercício físico tornando mais dinâmico e auxiliando na melhora do desempenho muscular e a resistência cardiovascular promovendo maior independência com menos esforço físico e menor sensação de cansaço nas atividades rotineiras.

A Fisioterapia muitas vezes é a porta de entrada para muitas pessoas iniciarem a experiência de realizar um exercício físico de forma segura e eficiente pois este profissional da Saúde é habilitado para prescrever exercícios como forma de tratamento de forma personalizada e individualizada após realizar uma avaliação minuciosa para encontrar os pontos de maior prioridade para tornar o tratamento mais eficaz e seguro.

Uma alimentação adequada, hidratação e descanso para o corpo também são fatores importantes que auxiliam no desenvolvimento e manutenção da força muscular após realizar um exercício físico.

Procure estimular a prática de exercícios físicos nas pessoas idosas que estejam ou não com a sua mobilidade diminuída, isso irá melhorar a qualidade de vida e diminuir os custos com Doenças Crônicas.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo sempre!

Fonte:https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.123.064071 Circulação. 2023;147:1534–1553

Dr. Robson Gonçalves Mailho – Fisioterapeuta

Colunista do Jornal Digital da Regial Oeste

@fisiopersonalizada – robson.mailho@gmail.com

0 Reviews

Relacionados