Campanha de vacinação contra a gripe começa no norte do país

 Campanha de vacinação contra a gripe começa no norte do país

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Compatilhe essa matéria

Começou nesta semana, em todos os sete estados da Região Norte, a campanha de vacinação contra a influenza. A ação preventiva visa proteger a população antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o chamado “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano, quando há um aumento das síndromes respiratórias.

O Ministério da Saúde já distribuiu aproximadamente 6,5 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul no ano anterior.

A campanha se estenderá até 28 de fevereiro de 2026 e tem como meta imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte. Nos primeiros três meses da campanha, a vacina será destinada exclusivamente a esses grupos prioritários.

O Ministério da Saúde espera que a população aproveite a ida aos postos de vacinação para atualizar a caderneta vacinal. Essa oportunidade também é válida para os moradores de Rio Preto da Eva, no Amazonas. De acordo com a Gerente do Programa de Imunização da cidade, Cristiane Lindoso, outros imunizantes estão disponíveis.

“Também estamos dando continuidade à atualização de caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e a vacinação contra o HPV de crianças jovens, meninos e meninas, de 15 a 19 anos que ainda não receberam uma vacina contra o HPV. Procure a unidade básica de saúde mais próximo da sua residência com o cartão de vacinação e o CPF em mãos para atualização do seu cartão de vacina”, afirmou Lindoso.

A antecipação da vacinação contra a influenza na Região Norte, em comparação com as demais regiões do país, onde as campanhas geralmente ocorrem entre março e maio, se justifica pelas diferenças nos padrões climáticos e epidemiológicos. As temperaturas elevadas e a alta umidade favorecem a transmissão do vírus influenza em meses diferentes, o que exige um calendário próprio de imunização.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0 Reviews

Write a Review

Relacionados