Apuração sobre suposta interferência de bolsonaro na pf é retomada

 Apuração sobre suposta interferência de bolsonaro na pf é retomada

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Compatilhe essa matéria

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a reabertura do inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga a possível interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na corporação durante seu período de governo. A decisão, proferida nesta quinta-feira (16), atende a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O objetivo da retomada da apuração é investigar se Bolsonaro utilizou a estrutura do Estado brasileiro para obter informações privilegiadas e, consequentemente, influenciar o andamento de investigações que envolviam seus aliados e familiares.

O procurador-geral Paulo Gonet justificou a necessidade de aprofundar a investigação, mencionando a existência de diálogos entre Bolsonaro e Sergio Moro, então ministro da Justiça. Segundo Gonet, esses diálogos revelam potenciais indícios de irregularidades.

Além disso, o procurador sustenta que a troca no comando da Polícia Federal, ocorrida à época, e os pedidos de alteração nas superintendências regionais do Rio de Janeiro e de Pernambuco, podem ter tido como objetivo facilitar o acesso a informações sigilosas, o que configuraria desvio de finalidade e uso indevido da máquina pública.

Uma investigação prévia sobre a suposta interferência na PF já havia sido iniciada em abril de 2020. No entanto, o inquérito foi arquivado a pedido da então vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

Agora, com a autorização para a retomada das investigações, o procurador-geral Paulo Gonet entende ser imprescindível verificar se houve, de fato, o uso da estrutura estatal para a obtenção clandestina de dados sensíveis. A apuração busca esclarecer se as ações do ex-presidente configuraram abuso de poder e desvio de finalidade, com o objetivo de proteger interesses particulares em detrimento do interesse público. O caso segue em investigação, com o objetivo de esclarecer os fatos e determinar as responsabilidades.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

0 Reviews

Write a Review

Relacionados