Alongamento: Você conhece os benefícios dele para seu o corpo?

 Alongamento: Você conhece os benefícios dele para seu o corpo?

Fisioterapeuta – Dra Patricia Chaves

Compatilhe essa matéria

Por Dra Patricia Chaves

O alongamento costuma ser subestimado por muitos, mas ele é essencial para trazer mais flexibilidade e amplitude de movimento para a realização das atividades. Ele é fundamental para preparar o corpo para o exercício, assim como para relaxar os músculos após o treino, e mesmo para aqueles que não praticam atividades, fazer alongamentos ajuda a melhorar a postura, reduzir o estresse e dores no corpo além de  proteger a mobilidade e independência.

Existem muitas variações de alongamento, mas eles costumam ser agrupados em duas principais categorias: alongamento dinâmico ou estático. Abaixo vou listar a diferença entre eles, e também algumas dicas para que você inclua na sua rotina.

O QUE É O ALONGAMENTO?

O alongamento é o movimento de uma articulação ou de um músculo. Ele é realizado para promover a extensão completa, alongando os tecidos. O alongamento é capaz de trabalhar os músculos para que eles sejam mais fortes, saudáveis e também mais flexíveis, pois quando não são alongados, costumam ficar mais curtos e tensos, e isso os torna fracos e incapazes de suportar o tempo destinado ao exercício, provocando dores nas articulações, distensões e até danos musculares.

O alongamento regular mantém os músculos longos e flexíveis, evitando que a força aplicada durante o treino não seja concentrada somente no músculo. Além disso, músculos saudáveis também ajudam a evitar quedas, para aqueles que sofrem com problemas de equilíbrio.

QUAIS OS BENEFICIOS?

  • Aumenta a flexibilidade:Ter mais flexibilidade pode facilitar e muito a realização das atividades diárias, além de retardar a redução da mobilidade, decorrente do envelhecimento.
  • Melhora a amplitude de movimento:O alongamento regular pode aumentar a amplitude de movimento, o que te permite movimentar uma articulação plenamente, trazendo mais liberdade.
  • Melhora o desempenho em atividades físicas: Realizar alongamentos dinâmicos antes das atividades físicas, foi apontado como capaz de preparar os músculos para a atividade, o que contribui com o melhor desempenho.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos:Além de promover mais flexibilidade, o alongamento também ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
  • Melhora a postura:Os desequilíbrios musculares resultam em uma má postura, que pode gerar problemas e causar dor para algumas pessoas.
  • Trata e evita dores nas costas: Praticar o alongamento fortalece os músculos das costas, o que diminui a tensão muscular, e pode ajudar na recuperação de uma lesão existente nas costas.
  • Acalma a mente:Manter uma rotina de alongamentos pode beneficiar não só o corpo, como a mente também, principalmente técnicas que envolvam respiração e relaxamento.

ALONGAMENTO ESTÁTICO E DINÂMICO

 

Os alongamentos estáticos fazem referência aos exercícios de alongamento que são realizados sem movimento. Estático significa estacionado, parado, e os movimentos são feitos para isolar um grupo muscular de cada vez, mantendo-os em uma posição por um período de tempo específico.

Já os alongamentos dinâmicos são realizados com movimento. Dinâmico significa ativo, enérgico ou vigoroso e para alongar são usados movimentos de saltos, corridas e outros para promover a amplitude de movimento e flexibilidade.

 

ALONGAMENTO ESTÁTICO

 

O alongamento estático envolve alongar o músculo isoladamente até um ponto de sentir um leve desconforto, não dor. Geralmente a posição é mantida sem movimento por um período de tempo que pode variar entre 15 e 30 segundos.

 

Quando o alongamento estático é feito corretamente, pode melhorar consideravelmente a sua flexibilidade.

 

ALONGAMENTO DINÂMICO

 

Essa é uma técnica que executa trechos dinâmicos, ao invés de manter o alongamento isolado e por um período de tempo. Aqui você movimenta repetidamente as articulações e os músculos em toda a amplitude.

Exemplos simples de trechos dinâmicos são marcha, círculos realizados com os braços e pernas e caminhadas rápidas. Alongamentos dinâmicos também

melhoram a flexibilidade e ajudam a reduzir o risco de lesões.

 

Realizar o alongamento dinâmico e o alongamento estático pode promover benefícios para o seu treino e também para a saúde, então não os subestime. No entanto, eles só proporcionarão vantagens se forem realizados com segurança e eficácia, então sempre certifique-se de usar a técnica adequada, pois os movimentos realizados da forma errada podem trazer prejuízos. Uma boa alternativa é procurar a ajuda de um fisioterapeuta.

 

Quer saber mais? Acompanhe minha coluna!

 

Aproveita e me segue nas redes sociais  @Dra.Patriciagomeschaves

 

Dra. Patricia Gomes Chaves  é  formada em Fisioterapia pela Universidade Faculdade Mario Schenberg FMS, com Pós Graduação em Ortopedia pela Universidade Unip. CREFITO 257626-F

Relacionados