Você sente cansaço e dores Pós COVID

 Você sente cansaço e dores Pós COVID

Créditos:Canva

Compatilhe essa matéria

Olá tudo bem com você?

Para alguns sobreviventes da COVID, ocorreram diversas mudanças na Saúde geral inclusive com a sensação de cansaço, dores pelo corpo e outros sintomas que antes da Pandemia, não tinham ou não eram percebidos com frequência.

Um estudo publicado em 23 de Novembro deste Ano, na Science Direct, buscou explicar o motivo pelo qual os sobreviventes da COVID-19, meses depois, ainda referiam sintomas como cansaço nas atividades rotineiras ou dores pelo corpo.

Sobreviventes

Para muitos sobreviventes da COVID que tiveram sintomas mais fortes, precisaram ficar acamados em repouso por algum tempo além de enfrentarem um processo inflamatório que se espalhou por todo o organismo liberando substâncias que podem ter causado uma perda de massa muscular exacerbada, principalmente nas pessoas que precisaram ser hospitalizadas por causa dos fortes sintomas e pelo risco de vida.

Vale lembrar, que já comentei em artigos anteriores, sobre a importância da massa muscular para a manutenção da qualidade de vida e também é considerada, um marcador de maus resultados para mortalidade, aumento de tempo hospitalizado, morbidade geral, menor qualidade de vida, menor chance de alta entre outros complicadores causados pela perda de massa muscular.

 Avaliação

Uma avalição da massa muscular e da força no momento da internação, pode auxiliar na estimativa de tempo de internação de uma pessoa com COVID o que indica como está a saúde muscular nessa Doença.

Neste estudo realizado entre março de 2020 e agosto de 2021 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no Brasil, avaliou-se a força de apreensão palmar (perto de mão) e uma área de um músculo da perna desde o ponto de atendimento menos de 48hs após a admissão hospitalar, no momento da alta hospitalar e 6 meses após a alta e os sintomas persistentes foram avaliadas 6 meses após a alta.

Quinze por cento dos pacientes no grupo de alta perda muscular foram readmitidos no hospital dentro de 2 meses após a alta versus 10% dos pacientes no grupo de baixa perda muscular.

Conclusão

Isto significa que os sobreviventes da COVID, perderam massa muscular e força desde a admissão hospitalar até a alta e que muitos não recuperam essa massa muscular após a internação e por esse motivo, os sintomas podem persistir em algumas pessoas.

Nesses casos, o Fisioterapeuta é o Profissional da Saúde capaz de prescrever, orientar e personalizar uma rotina de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida desses sobreviventes, procure um Fisioterapeuta caso você ainda tenha algum sintoma Pós COVID.

Forte abraço cuide-se bem, faça exercícios adequados para a sua condição atual de saúde e conte comigo sempre!

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S152586102200891X

 

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Write a Review

Relacionados