Shopee tem mais de 50 vagas abertas para jovens aprendizes em três unidades no Brasil
Você conhece os benefícios do Pilates na vida dos Idosos?
por Patrícia Chaves
Conforme o corpo vai envelhecendo, aumentam as fragilidades e a propensão as diferentes doenças. Contudo, é possível manter uma vida ativa nos âmbitos físico, psíquico e social, que proporcionará saúde e bem-estar. Portanto, seguimos na expectativa de envelhecer de uma maneira melhor e com qualidade.
Embora, existem diversas formas de se alcançar qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, e uma delas é através do pilates.
O envelhecimento ocorre de forma lenta e gradual. Isso ocorre devido as perdas de massa óssea, o que aumenta a propensão a fraturas, e também de massa muscular, que é substituída por colágeno e gordura. Lembrando que, a cartilagem do idoso se torna menos estável e resistente, acarretando um processo degenerativo. Como também, é possível identificar desequilíbrio corporal, redução de amplitude dos movimentos e modificação da marcha.
Vale ressaltar que há também às perdas cognitivas, síndromes neurológicas (Parkinson, AVE, demências, mal de Alzheimer), síndromes geriátricas (osteopenia, osteoporose, osteoartrite, reumatismo), dentre outras.
O pilates proporciona uma melhor qualidade de vida e surge como alternativa para a realização de exercícios físicos. Sendo assim, trabalhamos diretamente força, equilíbrio, flexibilidade e consciência corporal. Atua na reeducação postural, autonomia do idoso e proporciona a melhora cardiorespiratória e da mobilidade articular.
Após observar a evolução, acontece melhoras significativas nas atividades de vida diárias (AVD´s) como tomar banho, se vestir, pentear os cabelos, cozinhar, limpar a casa, fazer compras, levantar, sentar, deitar. A ampla gama de exercícios e suas várias formas de execução, proporcionam a expansão da criatividade, sendo maleável de acordo com o limite de cada um.
Sendo assim, o pilates é uma ótima opção para prevenir transformações agressivas provenientes do envelhecimento, alcançar melhoras vasculares, cardíacas e respiratórias, estabilidade corporal, mobilização vertebral, flexibilidade, força muscular, reeducação postural, consciência corporal, qualidade de vida e promoção a saúde.
Quer saber mais? Acompanhe minha coluna!
Aproveita e me segue nas redes sociais @Dra.Patriciagomeschaves
Dra. Patricia Gomes Chaves é formada em Fisioterapia pela Universidade Faculdade Mario Schenberg FMS, com Pós Graduação em Ortopedia pela Universidade Unip. CREFITO 257626-F