Reprogramação Emocional na Dor tem tratamento. Você sabia?

 Reprogramação Emocional na Dor tem tratamento. Você sabia?

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Na edição anterior da nossa coluna sobre Saúde, falamos sobre a influência do estresse na dor Lombar, lembra?

Então, se eu te disser, que a solução da sua dor pode estar dentro de você, e tudo que precisa fazer, é ajustar o seu emocional para aliviar, você acredita?

Portanto, a Fisioterapeuta Dra. Camila Torres, nos conta com mais detalhes nesta coluna de como isso é possível.

Todos os seres humanos são capazes de sentir dor. Muitas vezes esse processo é natural e benéfico como quando encostamos o dedo em uma panela quente e o reflexo nos faz retirá-lo para evitar danos maiores (mecanismo de proteção). Um processo de dor crônica, numa lombalgia por exemplo, a dor pode envolver fatores estruturais como uma hérnia de disco ou um outro componente: a capacidade do cérebro de aprender coisas novas e se transformar tanto de forma positiva quanto negativa.

Por que a saúde mental é a chave para evitar ou tratar um processo de dor crônica?

A Dra. Camila alerta para uma informação importante, que 85% das pessoas com dor crônica desenvolvem depressão. “Não adianta apenas tomar remédios, submeter-se à inúmeros procedimentos para o tratamento, se a pessoa não consegue melhorar o autoconhecimento, a autoestima e lidar com suas emoções.” diz a Dra. Camila Torres.

Segundo ela, as vezes tratar a região onde dói não é o caminho mais assertivo, uma vez que, o cérebro pode estar interpretando sinais enviados pelo nosso corpo de maneira inadequada aumentando os níveis de dor.

Portanto, a dor física pode ser reflexo de algum sofrimento psicológico como uma lembrança traumática adormecida e entender essa lógica, porque esse pode ser o caminho para acabar com a dor.

Mas durante a reprogramação emocional, é possível direcionar um auxílio no processo de autoconhecimento, acessando, através de técnicas específicas, a memória inconsciente e na psicanalítica, o corpo é um depósito de energias psíquicas, ou seja, tudo que está no inconsciente, poderá ser manifestado no corpo como uma forma se suportar o sofrimento.

Mas a dor física pode ser um pedido de socorro?

Uma separação, o luto, o divórcio, filhos que se casam e tornam-se independentes, tudo isso pode afetar nosso estado emocional, e se não conseguirmos trabalhar e entender essas emoções, elas podem se manifestar em sintomas físicos.

Então, é preciso cuidar das dores emocionais e na reprogramação emocional, uma vez identificada a raiz do problema, ressignificamos essas emoções liberando o indivíduo das crenças e significados dados à elas, e consequentemente aliviando as dores físicas.

Porque o tratamento físico nas dores deve ser individualizado e personalizado sem esquecer das questões emocionais que também estão envolvidas durante o tratamento de qualquer patologia. Mas ao entendemos isso, o paciente e o Fisioterapeuta, alinha o tratamento que será mais holístico e globalizado tendo como objetivo, o ser humano que está em busca de uma melhor qualidade de vida, durante sua estadia neste planeta!

Agradecemos a Dra. Camila Torres por ter aceito o convite em participar dessa coluna levando mais conhecimento a todos os nossos leitores.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

 

Dra. Camila Torres

@camilatorresterapeuta
camilatorrescraf@gmail.com
11 98209 – 8707

0 Reviews

Relacionados