Festa de Santo Antônio 2025: Veja a programação de como será em Osasco
“Queremos fazer e pensar juntas”: Valéria Bolsonaro apresenta ações da Secretaria da Mulher a lideranças do CIOESTE

Ontem, 4, a secretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Valéria Bolsonaro, esteve no CIOESTE e foi recebida pela coordenadora da Câmara Técnica da Mulher do Consórcio, Débora Lapas, pela vice-prefeita de Barueri, Dra. Claudia Marques, a primeira-dama de Jandira, Dra. Denilda, e pela empresária Márcia Bortolanza, que atua como voluntária de mobilização de recursos para projetos socioassistenciais e atua a frente da empresa Kicaldo.
Também estiveram presentes o secretário executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, além de integrantes das coordenadorias, departamentos e secretarias das Mulheres, Relações Institucionais e algumas demais que compõe as cidades que estão no Consórcio.
Na oportunidade, Valéria Bolsonaro falou sobre os projetos tocados pela pasta, entre eles, destaque para:
Carreta do Empreendedorismo – um serviço gratuito que oferece cursos de qualificação profissional para mulheres. O objetivo é promover a autonomia financeira e o empoderamento feminino. A carreta oferece cursos do Sebrae e do Senac.
Carreta da Mamografia – em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realiza exames gratuitos em diversos municípios do Estado.
Cursos de capacitação gratuitos para mulheres – em diversas áreas, como empreendedorismo, gestão de negócios, marketing e finanças. “Precisamos firmar novas parcerias com o empresariado para a inserção das mulheres no mercado de trabalho”, ressaltou Valéria.
Aplicativo SP Mulher Segura – uma ferramenta gratuita que ajuda mulheres em situação de violência. Disponível para Android e iOS.
Funções:
• Localizar delegacias de defesa da mulher
• Registrar boletim de ocorrência
• Acessar canais de denúncia
• Acionar o botão de socorro para alertar a Polícia Militar
• Enviar pedido de socorro em caso de risco à integridade física ou psicológica
Também abordou sobre a Cabine Lilás, carreta da Odontologia, Programa Cidade Empreendedora (em parceria com o SEBRAE), Casa da Mulher Paulista, auxílio aluguel, Protocolo Não se Cale, GT contra o feminicídio, entre outros. “Sou grata ao governador Tarcísio por todos os investimentos”.
“As portas da secretaria estão abertas para todas vocês. Contem conosco. Queremos receber sugestões e ideias, pois a Secretaria da Mulher é transversal. Fazemos e pensamos juntas. Queremos estar cada vez mais próximos dos municípios”, finalizou Valéria Bolsonaro.