Gestantes de áreas vulneráveis enfrentam maior risco de natimortalidade
Padre javier mateo, dedicado sacerdote, falece em santos após longa internação
G1
Faleceu neste sábado (18), aos 86 anos, o padre espanhol Javier Mateo Arana, em Santos, litoral de São Paulo. A causa da morte foi consequência de um infarto que o manteve internado na Santa Casa de Santos desde junho.
Nascido em Bilbao, Espanha, padre Javier chegou ao Brasil em 1968, e a partir do ano seguinte, dedicou-se ao trabalho pastoral na Diocese de Santos. Sua dedicação à cidade se estendeu por 56 anos, com um foco especial na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
A Diocese de Santos expressou seu pesar pela perda, ressaltando a longa trajetória de serviço do padre Javier. Em julho, ele havia celebrado 60 anos de sua ordenação sacerdotal, um marco alcançado em 1965, ainda na Espanha.
Em nota, a Diocese declarou: “A Diocese de Santos se une em oração, agradecendo a Deus pela vida e vocação do Padre Javier, que viveu com o lema sacerdotal: ‘Livre para servir’. Rezemos pelo descanso eterno de Padre Javier e pelo consolo de seus familiares e amigos”, assinado pelo padre Vagner de Souza Argolo.
O velório do padre Javier está sendo realizado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde ele atuou por tantos anos. Uma missa exequial, presidida pelo bispo coadjutor Dom Joaquim Mol, foi celebrada às 14h30.
Após o velório, o corpo do padre Javier será cremado em uma cerimônia restrita a familiares e amigos, no Memorial Necrópole Ecumênica, localizado no bairro Marapé. A comunidade católica de Santos se despede de um sacerdote que dedicou mais de meio século ao serviço religioso na cidade.
Fonte: g1.globo.com