Prefeitura e Câmara de Osasco solicitam vacinas para pessoas com deficiência e comorbidades
Hoje (6), o prefeito Rogério Lins e o presidente do Legislativo de Osasco, Ribamar Silva, enviaram uma solicitação ao Governo do Estado pedindo mais doses da vacina contra a COVID-19. A ideia é imunizar com prioridade as pessoas com deficiência e comorbidades.
Porque utilizar o termo comorbidade?
Para designar indivíduos com condições de Saúde, como doenças graves, mais expostas ao risco de infecção pelo novo coronavírus evoluir para um quadro mais grave.
A vacinação de pessoas com comorbidades já estão no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 previsto para o mês de maio. Mas, Ribamar acredita que a Secretaria Municipal de Saúde pode ajudar na logística. “Nosso Prefeito tem lutado incansavelmente para combater a pandemia e tenho certeza que ele não medirá esforços para garantir a imunização desse grupo de pessoas”, conta Ribamar.
Seguindo o Plano Nacional da Vacinação, essas pessoas já se enquadram no grupo de comorbidades, como todos os tipos de doenças como a diabetes, HIV, cirrose hepática, hipertensão, entre outras doenças.
Lembrando que em abril, Ribamar pediu ao Prefeito Rogério Lins celeridade na vacinação de pessoas com deficiência. “Quando fizemos essa solicitação, entendemos melhor que as pessoas com doenças preexistentes também estão mais expostas a contaminação pelo novo coronavírus. Recebi muitas solicitações para colocar pessoas com essas condições de saúde no grupo prioritário”, explica Ribamar.