Adolescente exibe moto roubada e desafia polícia online, diz pm
Governo inicia distribuição da vacina contra vírus sincicial respiratório
© João Risi/MS
O Ministério da Saúde deu início à distribuição nacional do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) nesta terça-feira (2). Um total de 673 mil doses compõe este primeiro envio, que será destinado a todas as unidades da federação para imunização gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo prioritário para receber a vacina são as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade para a mãe. A recomendação é de dose única a cada nova gestação.
O objetivo principal da campanha é proteger os bebês, reduzindo os casos de bronquiolite em recém-nascidos. Bebês são particularmente vulneráveis a desenvolver formas graves da infecção, frequentemente necessitando de hospitalização.
Em 2025, até 22 de novembro, foram registrados no Brasil 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo VSR. Estudos confirmaram os benefícios da vacinação materna.
A gestão dos estoques de vacinas é de responsabilidade das secretarias de Saúde estaduais e municipais, que podem iniciar a vacinação imediatamente nos postos de saúde e unidades básicas de saúde (UBSs). O Ministério da Saúde promete garantir o abastecimento necessário para a execução das estratégias locais de vacinação.
Nas UBSs, as equipes de saúde foram orientadas a verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes, incluindo as imunizações contra a influenza e a covid-19, já que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente com esses imunizantes.
O Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses do imunizante, incluindo as entregas do início de dezembro. As demais doses seguirão o calendário estabelecido com estados e municípios. O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a receber as doses, com as demais recebendo até quarta-feira (3).
A incorporação da vacina no SUS foi viabilizada por um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, assegurando a transferência de tecnologia ao Brasil. Isso permitirá que o país fabrique o imunizante, ampliando a autonomia e o acesso da população à proteção contra o vírus.
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que se manifesta de forma grave, principalmente, em crianças de até 2 anos e também em idosos, causando dificuldade respiratória e podendo levar à morte. A doença é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos. Não existe um medicamento que cure diretamente a infecção viral. O tratamento dos sintomas tem o objetivo de dar suporte às funções vitais, mantendo os pacientes respirando bem, confortáveis e hidratados.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br