Viva maria: ação contra a raiva e alerta ambiental em meio a retrocessos

 Viva maria: ação contra a raiva e alerta ambiental em meio a retrocessos

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Compatilhe essa matéria

O país enfrenta um período de luto e indignação, marcado por atos de violência brutal contra mulheres. Paralelamente à campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, episódios chocantes vieram à tona, como os assassinatos da professora Allane de Souza e da psicóloga Layse Costa, ocorridos no Rio de Janeiro, e o caso de Tainara Souza Santos, em São Paulo, que teve as pernas amputadas após ser violentamente atacada pelo ex-namorado.

Diante desse cenário alarmante, o programa Viva Maria lança uma iniciativa coletiva para combater o “rage bait”, termo que ganhou destaque como a palavra do ano pelo Dicionário Oxford. Essa expressão se refere a conteúdos que deliberadamente buscam provocar raiva, indignação e, consequentemente, hostilidade e violência, disseminando-se rapidamente pelas redes sociais.

Além da preocupação com a violência de gênero, o programa também se volta para a questão ambiental, abordando a recente decisão do Congresso Nacional de derrubar os vetos ao projeto de lei ambiental. Especialistas alertam que essa medida representa uma séria ameaça ao sistema de licenciamento ambiental do país.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou de um programa e expressou sua preocupação com os impactos dessa mudança legislativa. Segundo ela, a decisão do Congresso representa “mais do que flexibilizar, é uma verdadeira demolição do licenciamento ambiental brasileiro”. A ministra enfatizou que a legislação, consolidada ao longo de décadas, evitou inúmeras tragédias e que sua demolição ocorre em um momento crítico, com o agravamento do desequilíbrio climático, intensificação de eventos extremos como chuvas torrenciais, secas, incêndios, ondas de calor e tornados.

Nesta terça-feira, o Viva Maria se junta aos movimentos sociais e ambientalistas na mobilização contra a chamada “MP da devastação”, que está sob análise na Comissão Mista da Câmara. A aprovação dessa medida, segundo especialistas, pode levar ao aumento do desmatamento e enfraquecer ainda mais a proteção ambiental. O programa expressa seu apoio às iniciativas em defesa de uma natureza viva e saúda as vozes, como a de Marina Silva, que se levantam contra a fragilização das garantias ambientais no Brasil.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Relacionados