Esporte e Sucesso! Quem são as crianças que brilharam em Osasco?

 Esporte e Sucesso! Quem são as crianças que brilharam em Osasco?
Compartilhe essa matéria

A prática de esportes oferece às crianças benefícios físicos e psicológicos, que todos já sabemos, além de socialização com amigos e treinadores. Mas quando o esporte segue para campeonatos e competições, as crianças levam isto muito a sério. No último mês, Osasco virou destaque, trazendo seus “pequenos gigantes” na prática de esportes diversos. Eles deram show em Campeonatos Nacionais e Mundiais. Em tempos de reclusão os treinos e campeonatos foram constantes e online. Os treinadores, mesmo online, relatam que trabalhar em equipe, a criança passa a ter noções de respeito ao próximo e de trabalhar de maneira colaborativa.

A criança, ao participar de algum esporte, aprende a lidar com essas emoções, como a frustração, e a entender que derrotas fazem parte do nosso dia a dia.As crianças tornam-se mais confiantes e felizes com seu desempenho à medida que se aperfeiçoam em determinado esporte.

É importante estar atento se o esporte praticado, se é realmente uma modalidade com a qual a criança identifica-se, pois, desse modo, ela ficará mais feliz com seus resultados, além de ser um momento de fazer novos amigos, e, ao ser introduzida em um esporte, ela pode ter seu ciclo de amizades aumentado, e amigos têm em comum o gosto pela mesma atividade física. O incentivo e apoio de pais e treinadores é essencial.

O enxadrista de apenas 7 anos, Henrique Rocha Muniz, aluno da escola de Xadrez Antônio França Garcia, conquistou o título de Mestre Nacional de Xadrez após ganhar o Campeonato Brasileiro Escolar online.

Nesta edição de 2020, os campeões adquirem o direito de se tornarem Mestre Nacional, já que a competição é oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O título é vitalício.O menino prodígio iniciou sua aprendizagem com apenas 5 anos de idade. Ao ser questionado até onde gostaria de chegar jogando xadrez, Henrique não se fez de rogado: “Quero ser o melhor do mundo”. “Confesso que fiquei surpreso, como qualquer outra pessoa ficaria com resposta tão ambiciosa”, “ele vai longe” disse o mestre Fide Wagner Madeira.

Também enxadrista Gabriela Usui, de apenas 11 anos, aluna da Escola de Xadrez Antônio França Garcia de Osasco, levou o 2° lugar, superou muitos enxadristas experientes, mostrando que faz jus à bolsa atleta para representar nosso município”, falou o mestre Fide Wagner Madeira.Em 3° lugar ficou o também osasquense, Ramon Santana, vencedor da primeira edição. No mês passado, 8/6, Ramon conquistou o Campeonato Paulista sub-16, promovido pela Federação Paulista de Xadrez, nos Campeonatos Paulistas Online de Categorias. Os resultados destes atletas são surpreendentes.

Na Ginástica Rítmica (GR), a participação do Online Golden League of Rhythmic Gymnastics Queen, da Ucrânia, as atletas Beatriz Capelli Cicarelli, Laura Castro dos Santos Gamboa, Maria Clara Amaral, Maria Eduarda Félix e Viviane Oda Miranda obtiveram excelentes resultados, com quatro das atletas em primeira posição e uma em segundo.

A Vivi Oda, 15 anos, ficou como ranqueada e participou de um treino online só para as melhores do Brasil, realizado em uma semana.Nossa equipe participou dos treinos da Federação Paulista como demonstradora”, explicou a técnica, Maria Carolina Nogueira.

As técnicas Maria Carolina Nogueira e Maria da Conceição Costa e os professores estão em um trabalho constante, mesmo no período de isolamento, oferecendo aulas e treinamentos online de diferentes níveis, além de cursos online e intercâmbios entre as equipes, realizados pela plataforma Zoom.

E como todas as modalidades esportivas, o boxe de Osasco,trouxe duas estrelas, Rauan Brito e Thauan Silva, ambos com 15 anos, categoria cadete, treinam há aproximadamente três anos na Academia de Artes, Marciais e Lutas de Osasco.

Eles foram convocados pela Confederação Brasileira de Boxe para participar de uma base de treinamento junto à Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, visando à preparação e o desenvolvimento para a participação nos eventos internacionais juvenis de 2021, integrando a Seleção Olímpica.

 

Desejamos sucesso aos jovens competidores!

 

 

Cristiane Marcantonio

Fonte e fotos: Brasil Escola / Prefeitura de Osasco

 

 

 

 

0 Reviews

Relacionados