Feriado de 12 de outubro conta com atrações da Prefeitura de São Paulo
Em Jandira, população aponta mobilidade urbana e Infraestrutura como prioridades para o Orçamento da Alesp

Fotos: Alesp
Vereadores e munícipes explicaram as principais necessidades da região para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp; parlamentares irão destinar R$ 500 mil para a cidade na peça orçamentária de 2026
Vereadora de Jandira, Camila Amorim destacou a necessidade de recapeamento das ruas da cidade como prioridade para o ano que vem. “Precisamos que o orçamento olhe com carinho para a questão da pavimentação das vias da nossa cidade. A ajuda do governo é essencial para recapear os caminhos e facilitar a mobilidade urbana para os munícipes”, disse.
Com o mesmo intuito de melhorar a mobilidade e acessibilidade locais, o secretário de Habitação e Planejamento de Jandira, Walter Martins sugeriu investimentos em pontos estratégicos da região. “Além de fortalecer o programa de regularização fundiária do município, precisamos de investimentos em mobilidade urbana, sobretudo nas passarelas que ligam a estação de trem e a rodoviária e em duas rotatórias na antiga estrada de Itapevi”, apontou ele.
Infraestrutura
No âmbito das reformas estruturais da cidade, o munícipe Diego Ferreira sugeriu aos deputados que destinassem emendas para implantar melhorias nos postos de saúde. “Gostaria de pedir reformas nas unidades de saúde de Jandira com urgência. A maioria deles são bastante antigos e não possuem acesso adequado para idosos e pessoas com deficiência, por exemplo”, afirmou.
Já o vereador de Jandira, Fábio Betera, indicou reformas para prevenção a enchentes e alagamentos na cidade. “Precisamos construir um piscinão na cidade para escoar os alagamentos, que têm sido problemas constantes para a população. Além disso, temos muitas famílias pagando alugueis sociais, em condições precárias, e a construção de mais habitações populares de CDHU seriam muito bem-vindas”, explicou.
A reforma e expansão do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Jandira foi outra pauta relevante levantada na audiência. “O nosso CCI também precisa de reformas de expansão ou mesmo de verba para construir uma unidade maior e melhor. Do jeito que está hoje, o espaço não comporta as mais de 300 pessoas que frequentam”, frisou o munícipe Sidney de Souza.
Na sequência, a secretária da Mulher e Igualdade Racial de Jandira, Tzvetana Inês Loureiro, reivindicou a construção de um espaço de atendimento para mulheres vítimas de violência na região. “Meu único pedido para o orçamento é que sejam destinadas emendas para a construção de um centro especializado de atendimento para mulheres que passarem por essas situações. Os índices de violência continuam altos, e precisamos de uma sede para receber com respeito e prioridade as mulheres da nossa região”, ressaltou.
Recursos garantidos
Com recursos próprios que a Comissão de Finanças da Alesp dispõe no Orçamento Estadual, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Luiz Claudio Marcolino e Enio Tatto, do PT, anunciaram a destinação do montante de R$ 500 mil para o município-sede da audiência, Jandira.
A medida – que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa – tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.
O Orçamento
Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.