Agenda cultural: Exposição imersiva sobre Renoir no Shopping Pátio Paulista

 Agenda cultural: Exposição imersiva sobre Renoir no Shopping Pátio Paulista

Créditos:canva

Compartilhe essa matéria

Os quadros do artista francês ganham exposição multimídia e interativa onde é permitido mergulhar por dentro de suas obras.

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi um dos grandes nomes do movimento impressionista na França. Suas obras são conhecidas no mundo todo. Muito importante do final do século XIX, teve grande destaque na pintura e, junto com outros artistas, deu continuidade a uma nova maneira de pincelar, que ficou conhecida como impressionismo.

Renoir apreciava beleza da vida, levando otimismo, harmonia e tranquilidade para suas telas. Para o artista “um quadro devia ser algo amável, alegre e belo, Já existem muitas coisas desagradáveis na vida. Pra que inventarmos mais”?

A exposição permite que os fãs do artista possam vivenciar suas obras. Chamada de “Renoir – A Beleza da Vida“, a mostra imersiva do pintor já está aberta para visita no shopping Pátio Paulista, reunindo obras do artista para que, além dos visitantes poderem apreciá-las, também sejam capazes de literalmente caminhar dentro delas sendo literalmente possível se sentir vivendo em Paris no século 19.

O público conhecerá oito ambientes imersivos e repletos de cores com a proposta de mostrar para o visitante porque Renoir era conhecido como “o pintor da vida”. Ele representava o cotidiano de modo “agradável aos olhos”, ao retratar em sua obra a vida social urbana, festas com música, passeios ao ar livre ou mesmo o ato de estar junto à natureza.

Na seção “Afetos e Memórias”, os visitantes conhecem a infância modesta do pintor, vivida ao lado do pai alfaiate e da mãe costureira, e mergulham nas memórias retratadas nas primeiras telas que ele pintou.

E, em “Beleza do Cotidiano”, vários quadros interagem entre si. Basicamente, ao acender uma luminária, você assiste a uma animação em cadeia, na qual várias telas ganham vida. Para se sentir mesmo em Paris do século 19, basta dar um pulo na área denominada Flânerie, o Passeio”. Lá, é possível tirar fotos dentro de um barco, com uma pintura do homenageado ao fundo, além de fazer vídeos em outros espaços instagramáveis.

Para os apaixonados por natureza, a área “Descanso com as Flores” é perfeita para tirar fotos com elementos naturais tão presentes na obra do artista. Já em “A Dança da Vida”, os visitantes encontram uma projeção em tecido leve e estampado com músicos e dançarinos, o que nos remete a uma atmosfera festiva.

O espaço “Baile no Moulin de La Galette guarda curiosidades sobre essa que é uma das obras mais famosas de Renoir, é possível conferir tudo em vídeo.

Na sala “As Banhistas”, o público conhece mais sobre essas figuras tão retratadas pelo artista. Por fim, em “Sonoridade Vermelha”, as pessoas tocam um sino que acende diversas luzes vermelhas, revelando toda a força desse pintor. Ao final da experiência, é possível montar quadros do artista francês em um quebra-cabeça interativo.

Para que todos(as) possam mergulhar no universo do pintor impressionista, a exposição “Renoir – A Beleza da Vida” conta com recursos de acessibilidade como livro em braile e vídeo de Libras.

A mostra é uma ótima opção, para reunir a família e os amigos e curtir os belos quadros desse grande pintor impressionista. Vale a pena conferir!

“Renoir – A Beleza da Vida“

Quando: Até 01/10/2022 – De terça á Sáb., das 10h ás 22h / Dom. e feriados, das 12h ás 20h

Local: Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista, SP – Shopping Pátio Paulista – Piso Jardins.

Duração: 30 minutos

Preço: Inteira R$ 50,00 / Meia R$ 25,00

0 Reviews

Relacionados