A Violência nos Idosos

 A Violência nos Idosos

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Em 15/06, foi o  Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoas Idosa e com o advento da pandemia, infelizmente, os casos cresceram em nosso país. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, constatou um aumento de 59% nos casos de violência a pessoa idosa durante a pandemia.

Cerca de 25 mil denúncias entre março e junho deste ano, sendo que no mesmo período em 2019 foram registrados pelos disque 100. São 16.039 casos de violência e São Paulo é o Estado que lidera às denúncias com 5.934 casos.

Vale mencionar que a violência não é apenas física, mas também por abusos cometidos por pessoas próximas em questões financeiras. Porque com a pandemia, muitos perderam seus trabalhos e utilizam as economias dos idosos de forma abusiva para suprir as necessidades.

A Pandemia

Então, ela trouxe o convívio mais intensificado nas próprias casas e em algumas situações que não eram vistas pelos moradores com idosos em casa, tornou-se esse convívio mais difícil com muitas incertezas, através da mudança de rotina de forma muito particular.

Muitas pessoas idosas, independentes também sentiram essas mudanças e ainda tiveram que conviver com uma situação de ser a população mais acometida pelo vírus e com risco de complicações e até de morte ainda mais próximos e isso gera um estresse muito grande na pessoa idosa e nas pessoas próximas.

Além disso tudo, as pessoas idosas possuem uma forma de expressas seus sentimentos de forma muito diferente das pessoas mais novas e por isso, a violência a qual podem estar sendo submetidos, é quase imperceptível devido ao medo ou até mesmo por serem acusados de delírio ou algum tipo de confusão mental inventando um história de abuso.

O que mudou ?

O que mudou? Muita coisa mudou e o comportamento das pessoas em todas as idades também sofreram alterações. Porque manter a saúde mental é crucial para que o convívio diante de uma condição inusitada com a que todos estão passando, seja feita da melhor forma possível.

Denuncie

Não deixe de denunciar, caso você perceba algum comportamento diferente no convívio de uma pessoa idosa. Então, fique atento a mudanças sutis, situações de medo, isolamento familiar ou qualquer outra que não esteja de acordo com o que a pessoa idosa era, denuncie!

A violência contra a pessoa idosa é crime e não deve passar desapercebido. No site do Ministério da Mulher, tem uma cartilha com orientações sobre a violência contra a pessoa idosa e vou deixar o link abaixo para vocês, acessem!

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F | Colunista do Jornal Digital da Região Oeste |Instagram: @rm_fisiopersonal

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/junho/cartilhacombateviolenciapessoaidosa.pdf

0 Reviews

Relacionados