2024 já começou!

 2024 já começou!

Créditos: Canva

Compartilhe essa matéria

Calma, não estou decretando o final de 2023 antes do dia 31 de dezembro. Apenas chamo a atenção para a movimentação dos líderes partidários, políticos e apoiadores sobre os possíveis candidatos a prefeito, vice-prefeito e coligações para as eleições municipais previstas para outubro de 2024.

Pode parecer que está longe, mas no meio político o calendário corre mais rápido, pois os pré-candidatos precisam demonstrar a existência de um capital eleitoral capaz de movimentar apoiadores fora do seu eixo eleitoral para costurar apoios. Uma movimentação que já é visível nas ruas e praças nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Em Barueri, o cenário começa a ganhar forma. Caminhando para mais um final de mandato, o prefeito Rubens Furlan (PSB) indicou o vice-prefeito, Beto Piteri(Republicanos) como seu sucessor natural. O qual deverá enfrentar o ex-prefeito Gil Arantes (União), que desde 2021, se articula na cidade para retomar alianças. Ainda na cidade, a vereadora Tania Gianeli (União) aparece como uma possível indicação para ser a candidata a vice-prefeita do Piteri no pleito de 2024. Durante a sessão desta semana, o nobre edil Kaskata foi a tribuna e mencionou sobre o zum-zum de bastidores na casa de leis sobre a possível candidatura a prefeito pelo vereador Fabião que está com o nome a postos. Essas articulações só demonstram o quando o calendário está acelerado. 

Em Pirapora do Bom Jesus, segundo lideranças locais, despontam como favoritos ao pleito os nomes do ex-prefeito Gregório, que deve contar com o apoio do atual prefeito Dany Floresti (PSD), e da ex-primeira dama Andréa Bueno, que ficou em segundo lugar em 2020. Os políticos também acreditam que outros pré-candidatos ainda podem surgir na disputa, como o do empresário Alessandro Costa e do comerciante Paulo Soares (Republicanos).

Já em Carapicuíba, Cotia, Itapevi e Osasco, o cenário segue incerto, pois os prefeitos ainda não sinalizaram os seus sucessores. Em Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), segue em silêncio, mas lideranças locais apostam em três nomes para sucedê-lo, o atual presidente da Câmara e vereador Ronaldo Souza (PSDB), o secretário municipal de Assistência Social, Ronaldo Soares e, correndo por fora, a vice-prefeita Gilmara Gonçalves (MDB). A banca de apostas também acredita na candidatura da ex-vereadora Neia Costa (PDT); do empresário Vasquinho Gama (Republicanos); da ex-vereadora Cida Carlos (PT); do sindicalista Tadeu Moraes (Solidariedade) e do vereador Guto (Podemos).

Em Cotia, os olhares estão voltados para as possíveis candidaturas do ex-prefeito Quinzinho Pedroso e do ex-vereador Welington Formiga.

Na vizinha Itapevi, a classe política aposta na benção do prefeito Igor Soares (Podemos) ao seu vice, Teco (PSD), que deve ter a companhia da vereadora Professora Camila Godói (PSB) e do Carlos Nascimento (PDT) na disputa pela prefeitura itapeviense.

A classe política de Osasco também aguarda a indicação do prefeito Rogério Lins (Podemos), mas acreditam que ele possa apostar as suas fichas na candidatura do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos). Na cidade também especulam a candidatura do ex-deputado federal João Paulo Cunha, da vereadora Ana Paula Rossi (PL), Simony dos Anjos (PSOL) e do ex-vereador Dr. Lindoso (PSC). 

Em Jandira, o atual prefeito Doutor Sato (PSDB) é dado como certo na disputa pela reeleição e deve ter como adversário o ex-prefeito Paulo Barufi (PTB) e o vereador Veinho (PL).

O cenário político mais enigmático está em Santana de Parnaíba, onde as lideranças política dão como certo o apoio do atual prefeito Marcos Tonho (PDT) a candidatura do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT), em uma disputa que também pode ter Silvinho Peccioli Filho (PSD) e Dr. Danilo Ferraresi.

Apesar das lideranças políticas das cidades desenharem esses cenários, nos próximos dias tudo pode mudar, pois, como diria Magalhães Pinto, “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Vamos aguardar como os ventos das próximas semanas desenharão nas nuvens.

0 Reviews

Relacionados