1º Circuito Esportivo CIOESTE fortalece a integração entre as cidades da região através do esporte

 1º Circuito Esportivo CIOESTE fortalece a integração entre as cidades da região através do esporte
Compartilhe essa matéria

O 1º Circuito Esportivo CIOESTE, iniciado no dia 12/08, é o primeiro evento que parte da Câmara Técnica (CT) de Esportes do CIOESTE, agenda criada na gestão do atual presidente da entidade, prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos.

Com times masculinos e femininos, os jogos estão trabalhando 3 modalidades – futsal , futebol de campo e voleibol, e envolvem crianças e jovens das 12 cidades que se reúnem por meio do Consórcio. As categorias vão do Sub 8 ao Sub 17 e os jogos acontecem sempre aos finais de semana.

Na abertura, ocorrida no Ginásio Municipal de Vargem Grande Paulista, tiveram início os jogos de futsal, com os times cumprindo a primeira rodada. No dia 02/09, acontece a segunda rodada, em Pirapora do Bom Jesus.

Já a primeira rodada do futebol de campo começa na próxima quinta-feira, dia 24/08, com dois jogos em Carapicuíba. A sequência será no dia 26/08, sábado, em Osasco.

A primeira rodada do voleibol aconteceu no dia 19/08, no Ginásio de São Roque e terá segunda rodada em Carapicuíba, ainda sem data estabelecida.

O Circuito, que tem a função de promover a integração entre os municípios da região, por meio de práticas esportivas, realiza este giro pelas cidades, seguindo a caraterística de rotatividade que ficou estabelecida nas reuniões da CT. Os encontros no Consórcio para estabelecer políticas e ações coletivas voltadas ao esporte, são coordenados por Aquiles Santana, secretário adjunto de Vargem Grande Paulista e têm como sub coordenador o professor Tiago Guimarães, coordenador de esportes do mesmo município.

Torcida e energia em campo

Animados por representarem suas cidades, os jovens jogadores e jogadoras estão mostrando muita garra em campo e revelam ainda grande talento no domínio da bola. Muitos deles vivem, pela primeira vez, a experiência de enfrentar jogos fora de suas bases, o que aumenta a empolgação e o empenho em geral.

O público, por sua vez, a maioria formado por pais e familiares dos esportistas, tem lotado os ginásios com igual energia e espírito esportivo. Na plateia, os prefeitos das 12 cidades e os secretários municipais de esportes estão sempre presentes, em demonstração de apoio e parceria. O secretário executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, também tem sido presença certeira nas arquibancadas, levando apoio aos times e demonstrando satisfação em ver a realização deste evento regional “O Esporte sempre teve como premissa promover a reunião e a coletividade de maneira saudável. Nós do CIOESTE estamos muito felizes em ver este acontecimento de sucesso na nossa região, disse Lapas.

Circuito também tem competição de servidores públicos da região

Paralelamente aos jogos do Sub-08 ao Sub-17, o Circuito integra a competição dos servidores públicos municipais, que se enfrentam nas modalidades futsal e futebol de campo, com times apenas masculinos. Estes jogos, que já estão na segunda rodada, acontecem nos dias úteis da semana, no período noturno. Entre os jogadores está o prefeito de Osasco, Rogério Lins. “É muito Importante que os servidores públicos tenham essa integração e, principalmente, que pratiquem uma atividade física”, disse, durante uma partida de futebol de campo, da qual participou.

A agenda do 1º Circuito Esportivo CIOESTE se estende até a primeira metade de dezembro deste ano. Na próxima edição, que acontecerá em 2024, serão incluídas as categorias Paradesporto e Jogos Adaptados para a melhor idade.

0 Reviews

Relacionados