Vereadora? Mas o que faz mesmo um representante do povo?

 Vereadora? Mas o que faz mesmo um representante do povo?
Compartilhe essa matéria

Por Elsa Oliveira

Na minha estreia como colunista, nada mais justo do que me apresentar.

Meu nome é Elsa, tenho 39 anos, sou vereadora pelo Podemos na cidade de Osasco desde o início deste ano. Há mais de 13 anos trabalho na gestão pública. Fui chefe de Gabinete por oito anos na Câmara Municipal de Osasco, fui também Secretária de Trabalho Emprego e Renda e de Assistência Social. Sou casada e tenho uma filha de 10 anos.

Feitas às devidas apresentações, quero contar um pouco pra vocês do que é ser vereador e de como a atuação na Câmara impacta a vida de todos nós.

Um vereador é membro da Câmara Municipal, eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. Então, as suas principais funções são legislar, representar a sociedade em sua pluralidade de interesses e fiscalizar a atuação do Executivo, ou seja, da Prefeitura.

Fiscalizar a atuação do prefeito significa sugerir e cobrar a implantação e a execução de políticas públicas capazes de garantir o atendimento dos direitos básicos do cidadão e de outras demandas sociais.

Em outras palavras, o vereador atua como representante do cidadão. Ele faz a mediação entre aqueles que vivem na cidade e os que a administram, contribuindo para criar canais de diálogo e participação social na política. Assim, a Câmara Municipal é um espaço de debate e discussão dos problemas da cidade e da busca coletiva de solução para estes problemas.

No próximo artigo vou contar um pouco sobre a nossa atuação no legislativo, nas leis que nos regem.

Veja essa ilustração que deixamos aqui abaixo que define e explica a diferença entre os papéis do vereador e prefeito.

 

Deu pra entender? Ficou com dúvidas?

Fale comigo pela rede social: Instagram: @elsa.noliveira | Facebook: @elsaoliveiraosasco ou pelo Whatsapp – 11 9373-19019.

 

 

0 Reviews

Relacionados