Transportes públicos têm alterações neste feriado de Carnaval

 Transportes públicos têm alterações neste feriado de Carnaval
Compartilhe essa matéria

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 

Circulação será monitorada durante todo o dia para aumentar a frota, se necessário

No período de Carnaval, entre o sábado (26/02) e a quarta-feira (02/03), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

 

CPTM –

Na segunda-feira (28/02), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados de sábado. Na terça (01/03), com intervalos médios programados de domingo. Já na quarta-feira (02/03) a operação será normal em todo o dia. Havendo necessidade, a companhia estará pronta para aumentar a frota.

 

 

EMTU-

Na segunda-feira (28/02) e na quarta-feira (02/03), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba seguirão a programação horária de sábado. Na terça-feira (01/03), a operação funcionará com tabela horária de domingo. Já na Baixada Santista, na segunda (28/02) e na quarta-feira (02/03), as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros terão programação normal de dia útil e as demais linhas seguirão horário de sábado. Na terça-feira (01/03), todos os serviços funcionarão com tabela horária de domingo.

 

Metrô –

No sábado (26/02), na segunda (28/02) e na terça (01/03), o funcionamento do sistema será normal, com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite. Já no domingo (27/02), as estações da linha 1-Azul ficarão fechadas até às 14h para realização de testes do novo sistema de sinalização e controle de trens. Para atender aos passageiros nesse dia, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema PAESE no trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos, das 4h40 às 14h. Na quarta-feira (02/03), com exceção da estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, todas as estações abrirão às 4h40. A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

 

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, no sábado e domingo, a operação segue padrão para fim de semana. Na segunda (28/02) e terça (01/03), a operação será equivalente à de um sábado e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Na quarta (02/03), operação normal. Na ViaMobilidade Linhas 8 e 9, a partir de segunda, a oferta de trens será a normal de dias úteis.

Bilhetes –

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

 

Bikes –

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada. Foto: Diário do transporte

0 Reviews

Relacionados