2ª edição do Conexão Empreendedora abordará recursos do Google para pequenas empresas em Cotia
Sus amplia em 30% o uso de plasma sanguíneo
© Hemobrás/Divulgação
O Sistema Único de Saúde (SUS) planeja aumentar em 30% a utilização do plasma sanguíneo, componente líquido vital do sangue, através da aquisição de mais de 600 equipamentos de ponta. A distribuição dos novos materiais já começou, com previsão de instalação completa até o primeiro trimestre do próximo ano.
O plasma é fundamental na produção de medicamentos indispensáveis para o tratamento de pacientes com hemofilia, diversas doenças imunológicas e outras condições de saúde, além de ser crucial em procedimentos cirúrgicos complexos.
O anúncio oficial foi realizado na última semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita ao Hemorio, no Rio de Janeiro. O ministro enfatizou que a implementação da medida deve gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 260 milhões, resultante da diminuição da dependência de importação de medicamentos.
O investimento para esta expansão totalizou R$ 116 milhões, provenientes do Novo PAC Saúde. A expectativa do Ministério da Saúde é que a iniciativa impacte positivamente 125 serviços de hemoterapia distribuídos em 22 estados da federação.
Adicionalmente, segundo informações do governo, o aumento da disponibilidade de plasma permitirá que a nova unidade fabril da Hemobrás, recentemente inaugurada, opere em sua capacidade máxima, produzindo medicamentos estratégicos para o SUS e processando até 500 mil litros de plasma anualmente.
O Ministério da Saúde também ressaltou que a oferta de plasma pelas unidades da rede pública apresentou um crescimento notável de 288% nos últimos três anos. Os estoques, que antes giravam em torno de 62 mil litros, saltaram para 242 mil. Atualmente, a Hemobrás se destaca como a maior fabricante de hemoderivados em toda a América Latina.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br