Seria o Sol? Não, você viu certo, é a Super Lua Rosa que brilhou no céu do mundo todo pode estar no vestibular.

 Seria o Sol? Não, você viu certo, é a Super Lua Rosa que brilhou no céu do mundo todo pode estar no vestibular.
Compartilhe essa matéria

A lua cheia da noite de 26 abril, foi a primeira das duas super luas que acontecem em 2021.

Se você vai prestar vestibular ou concurso, é melhor tentar entender o que aconteceu.

A primeira super lua de 2021 ocorreu na madrugada do dia 26 de abril, tem características de desenvolvimento de provas de vestibular. Rica em geografia, portugês e física, vai render questionamentos.

Durante a noite, nosso satélite natural pareceu até 14% maior e 30% mais brilhante do que o comum. Além disso, o fenômeno foi descrito como uma “super lua rosa” – mas quem olhou para o céu não encontrou o tom rosado.

Super lua” não é um termo científico – na verdade, é exatamente o oposto. O nome foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele dizia que a proximidade da lua cheia ou lua nova com a Terra causa causaria maior incidência de terremotos, tempestades e desastres naturais – algo que nunca foi observado na prática. ocorre quando a lua cheia atinge o perigeu (momento da órbita em que o satélite natural está mais próximo da Terra). A terminologia mais usada na astronomia é Lua de Perigeu-Sizígia.

A Nasa descreve a lua deste mês não só como uma “super lua rosa”, mas também como a “lua do peixe”, “lua do ovo”, entre outras associações feitas por diferentes culturas. Em nenhuma delas o nome tem a ver com a cor do satélite.

O fenômeno oposto – quando a lua cheia está no apogeu – é chamado de micro lua. Da mesma forma, ela pode parecer até 14% menor e 30% menos brilhante nesse período.

Uma Lua 14% maior do que o normal não parece ser grande coisa – e se você olhar para o céu, de fato não vai ver uma diferença gritante. Mesmo assim, pelo menos duas vezes por ano, seu feed do Instagram fica repleto de luas gigantescas. Na verdade, o fenômeno não passa de uma ilusão de ótica.

Fonte: Super Interesante/https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-explica-o-fenomeno-da-superlua-rosa/

Foto: GISELE PIMENTA/ Superlua observada em Toledo, no Paraná

Foto: Diogo Zanatta / Super lua Rosa vista na cidade de Passo Fundo, RS

 

 

 

0 Reviews

Relacionados