Que cidade você quer para os seus filhos?

 Que cidade você quer para os seus filhos?
Compartilhe essa matéria

Por Elsa Oliveira

Comemoramos neste mês, mais especificamente no dia 31 de outubro, o Dia Mundial das Cidades”. A data foi criada pela ONU em 2013 e comemorada pela primeira vez em 2014, com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a urbanização global e fomentar a cooperação entre estados para enfrentar os desafios da urbanização, bem como incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.

O tema Cidades integra a Agenda 2030, criada pela ONU, um guia que norteia as ações da comunidade internacional contendo medidas ousadas e transformadoras para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente. A Agenda agrega 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são integrados e abrangem três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Você pode pensar que isso tudo é uma discussão tão distante da gente, mas não é. Pensar o futuro da nossa cidade precisa fazer parte do nosso cotidiano, a fim de que criemos hábitos mais saudáveis partindo do princípio de que cada ação provoca uma reação e de que a cidade em que você vive é sua, e é responsabilidade de todos cuidar dela.

Quando a gente discute isso, vem à cabeça a política, as pessoas que elegemos pra nos governar ou nos representar. Mas a gente precisa entender que todo mundo pode fazer a sua parte. Comece por hábitos pequenos, como o de não jogar lixo na rua ou cuidar, na medida do possível, da fachada da sua casa. Comece pela sua rua com mutirão de limpeza, não pisando na grama da praça e orientando seu filho a zelar pelo playground.

E que tal fazer parte da Associação de Pais da escola onde ele estuda, pra saber o que pode ser feito pela unidade? Uma escola mais bonita e mais bem cuidada só vai fazer bem pro aluno que, no caso, é seu filho.

Tenhamos em mente que a via pública é nossa, a unidade de saúde é nossa, a escola e o teatro são nossos, as árvores são nossas, a cidade é nossa, e que é nosso dever cuidar disso tudo.

Tenhamos em mente, sobretudo, que o meio ambiente é nosso, e dele faz parte tudo o que está à nossa volta.

Cuidemos!

Enquanto isso, na esfera municipal de governo, lutemos por urbanização, moradia digna e acessível, segurança social e segurança alimentar, saúde e educação, cultura e lazer para a cidade.

Sociedade civil e poder público precisam, juntos, pensar e planejar o futuro que querem para seus filhos. E esse futuro começa agora, no instante em que você lê esse texto.

0 Reviews

Relacionados