Natal Encantado: final de semana tem shows de Diogo Nogueira e Pedro Sampaio
O que é Lipedema? Conheça causas e efeitos, além dos artistas que convivem com à doença
O Lipedema é uma condição crônica e progressiva, caracterizada pelo acúmulo anormal de células de gordura, principalmente nas pernas, quadris e, as vezes, nos braços. Afeta principalmente mulheres e muitas vezes é confundido com obesidade ou linfedema. É um distúrbio do tecido adiposo que resulta em pernas e braços desproporcionalmente grandes. Além do acúmulo de gordura, o lipedema pode causar dor, sensibilidade ao toque, contusões fáceis e, em alguns casos, problemas de mobilidade devido ao tamanho e ao peso dos membros afetados.
Essa gordura, é resistente a dietas e exercícios, e muitas vezes confundida com sobrepeso ou obesidade. Mas, possui características próprias que afetam a Saúde física, à autoestima e o bem-estar psicológico das mulheres.
Estatísticas
Estima-se que o lipedema atinja entre 11% e 18% das mulheres no mundo, mas, por falta de diagnóstico e reconhecimento médico, muitos casos passam despercebidos.
Portanto, esse movimento tem ganhado força no Brasil e no exterior, impulsionado pelo relato de celebridades e influenciadores, o que ajuda a dar visibilidade ao tema e incentivar o diagnóstico precoce.
Você sabia?
A modelo Yasmin Brunet, uma das primeiras celebridades brasileiras a falar abertamente sobre o lipedema, onde tornou pública sua jornada ao decidir buscar tratamento para à doença. A modelo esclareceu que ainda permanece em fase de tratamento, que cortou totalmente o glúten, diminuiu muito a lactose e segue comendo mais saudável possível, além de realizar exercícios diariamente e tomar vitaminas que ajuda no processo da desinflamação do lipedema.
Juliane Massaoka, conhecida com Ju Massaoka, é jornalista do programa Mais Você. Ela também decidiu falar sobre o seu diagnóstico de lipedema, além de revelar sua jornada com o tratamento. A jornalista confidenciou que enfrentou diversas tentativas de tratamentos convencionais de emagrecimento e exercícios, por anos e não obteve resultados significativos.
Ainda completou que o lipedema afetava diretamente sua mobilidade, e principalmente seu psicológico, pois, a ausência de diagnóstico claro, fazia com que se sentisse culpada por não conseguir perder peso.
Também quem enfrentou à doença foi Amanda Djehdian, ex-BBB e empresária, passou por tratamento para o lipedema. A ex-BBB falou abertamente sobre o impacto que a condição teve em sua vida e o processo que enfrentou até o diagnóstico correto.
Amanda optou por realizar a cirurgia de lipoaspiração, para tratar o lipedema. Ela compartilhou em suas redes sociais o resultado da cirurgia e as mudanças positivas que percebeu, incluindo redução do desconforto nas pernas e melhora significativa na aparência física, que refletiu diretamente em sua auto-estima.
A doença x tratamento
O Lipedema não possui uma cura definitiva, mas há diversas opções no tratamento que ajudam a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Entre os tratamentos mais comuns estão: a fisioterapia, drenagem linfática, uso de meias de compressão, terapia de compressão, alimentação anti-inflamatória, procedimentos cirúrgicos (lipoaspiração em casos mais graves).
Sempre consulte um profissional de Saúde antes de iniciar qualquer plano de tratamento, pois cada pessoa é única e requer abordagens personalizadas para o manejo do lipedema.
Dra. Patrícia Gomes Chaves é formada em Fisioterapia pela Universidade Faculdade Mario Schenberg FMS, com Pós Graduação em Ortopedia pela Unip . CREFITO 257626-F
Sala de Atendimentos: Alameda Colômbia, nº 50 Chácara do Peroba – Jandira