Ministério da saúde envia força nacional ao paraná após tornado devastador

 Ministério da saúde envia força nacional ao paraná após tornado devastador

© Ivan Matos/MS

Compatilhe essa matéria

O Ministério da Saúde despachou, neste sábado, uma equipe da Força Nacional do SUS para Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, cidade duramente atingida por um tornado de grande intensidade. A devastação atingiu cerca de 90% da área urbana do município e resultou, até o momento, em cinco mortes.

Um grupo de representantes do governo federal, incluindo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, viajou ao estado para avaliar os estragos, oferecer assistência emergencial e alinhar as ações de resposta com o governo paranaense e a Defesa Civil Nacional.

A equipe da Força Nacional do SUS é formada por cinco profissionais especializados, abrangendo um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial. A atuação dos profissionais será focada na reativação dos serviços de saúde, no apoio à gestão local e na resposta assistencial e psicossocial imediata, visando garantir a retomada segura e rápida do atendimento integral à população afetada.

As primeiras ações incluem a triagem e estabilização de feridos, a reorganização dos fluxos assistenciais e farmacêuticos, e a avaliação de riscos sanitários secundários, como a qualidade da água, o manejo de resíduos e o controle de vetores. Adicionalmente, será oferecido apoio psicológico aos moradores impactados pelo desastre.

O Ministério da Saúde informou que, se necessário, a Força Nacional do SUS está preparada para instalar um hospital de campanha modular, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, com capacidade para atender até 150 pessoas diariamente.

Devido à destruição de grande parte das unidades de saúde e ao colapso parcial no fornecimento de energia elétrica e de água, os atendimentos de urgência em Rio Bonito do Iguaçu foram transferidos para o Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, que está funcionando como referência para a região. As Unidades Básicas de Saúde na área rural estão parcialmente inoperantes e há falta de medicamentos e vacinas, devido aos danos sofridos pelos estoques locais.

“Chegamos ao Paraná com a missão de cuidar, reconstruir e trazer afeto à população que mais precisa neste momento. Nossa prioridade é garantir que cada pessoa atingida receba atenção em saúde, escuta e acolhimento. Atuaremos ao lado do governo do estado e do município para restabelecer o funcionamento da rede de saúde e devolver um pouco de segurança e esperança às famílias de Rio Bonito do Iguaçu”, declarou o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli.

De acordo com dados da Defesa Civil do Paraná e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), tempestades impactaram 55 municípios no estado, afetando mais de 31 mil pessoas. Em Rio Bonito do Iguaçu, a situação é a mais crítica, com 10 mil moradores diretamente atingidos, representando 77% da população. Até o momento, foram confirmadas cinco mortes, 125 feridos e mais de mil pessoas desalojadas.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Relacionados