Welington Formiga confirma 8 nomes de secretários e adjuntos para compor seu governo em 2025
Jandira anuncia reestruturação do seu sistema de atenção básica
A Saúde de Jandira (SMS) anuncia uma reestruturação necessária para o melhor atendimento, principalmente em casos de COVID-19.
Hoje todo o atendimento de casos de coronavírus está sendo direcionado para o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), localizado na Rua Nova Salomão Barjud, 220 no Centro de Jandira. A centralização dos atendimentos tem
gerado um volume médio de atendimentos entre 150 e 200 atendimentos diários, o que acaba ocasionando momentos de aglomerações.
É notório que uma das medidas preventivas para evitar o contágio do COVID-19 é justamente evitar aglomerações, portanto, não seria adequado manter esta centralização dos casos em um equipamento público. Dito isto, a SMS de
Jandira anuncia que a partir de hoje os atendimentos de casos leves serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde.
Para melhor esclarecimento à população informamos que, segundo o Ministério da Saúde:
“Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa”.
De acordo com a reformulação proposta, o munícipe deve:
1) Procurar UBS quando sentir:
Perda de olfato (anosmia);
Alteração do paladar (ageusia);
Dor de garganta;
Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);
Diminuição do apetite (hiporexia);
Coriza;
Cansaço (astenia).
2) PROCURAR CCC QUANDO APRESENTAR OS SINTOMAS ANTERIORES MAIS OS SEGUINTES:
Dificuldade para respirar;
Dispnéia (falta de ar);
Tosse;
Febre;
Além dos sintomas descritos, pacientes que possuem os fatores de risco como:
Doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica, também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves.
Para os jandirenses que ficam preocupados com possíveis aglomerações nas UBSs, a Secretaria de Saúde informou que haverá, em todas as unidades, um local reservado para o atendimento de casos de COVID-19, evitando desta
maneira o contato de pacientes que não apresentam sintomas de COVID-19 com pacientes de coronavírus.
Neste momento crítico da pandemia instalada, é necessário que todos contribuam para evitar qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara, higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o munícipe que precisar ir, com acompanhante, até as UBSs ou ao CCC, que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.
Para maiores informações o contato da Secretaria Municipal de Saúde é: 4789-1373
Venceremos juntos a pandemia do Coronavírus!