Incêndio subterrâneo eleva temperaturas em presidente prudente a níveis alarmantes

 Incêndio subterrâneo eleva temperaturas em presidente prudente a níveis alarmantes

G1

Compatilhe essa matéria

Um incêndio subterrâneo em um depósito de lixo na Vila Furquim, em Presidente Prudente, tem gerado preocupação devido às elevadas temperaturas registradas. Monitoramentos térmicos recentes indicaram que a superfície do local atinge 97°C, enquanto em profundidade, as temperaturas chegam a alarmantes 190°C. O incêndio, que já persiste por mais de três semanas, mobilizou uma força-tarefa para conter as chamas.

Representantes dos departamentos de Cartografia e Física, juntamente com a vice-direção da FCT Unesp, estiveram no local para coletar amostras no dia 31 de outubro. As amostras foram armazenadas a -80°C no laboratório da universidade, visando análises para determinar a concentração de metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, e de compostos orgânicos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) e dioxinas, formados durante a combustão. Os resultados obtidos dessas análises serão cruciais para avaliar os riscos ambientais e para planejar ações de monitoramento e recuperação da área afetada.

A captação de imagens aéreas, com o uso de drones equipados com câmeras térmicas do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e de uma empresa especializada, complementa a análise da situação. As imagens serão incorporadas a um relatório que está sendo elaborado pelo Departamento de Cartografia, detalhando o volume da área atingida, a geolocalização e o padrão das manchas de calor.

A força-tarefa, composta por membros da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, de secretarias da prefeitura e de outras entidades, realiza monitoramentos diários no local, duas vezes ao dia. Durante essas inspeções, as equipes avaliam a quantidade de fumaça que emana das fendas causadas pelo calor do incêndio, e determinam a necessidade de intervenção com máquinas e caminhões-pipa.

Até o momento, mais de 1 milhão de litros de água potável foram utilizados na operação, resultando em uma redução de 99% dos focos ativos. Os monitoramentos térmicos indicam uma queda progressiva nas temperaturas, confirmando o avanço no processo de extinção.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico formalizou a interdição do local e notificou o responsável pela área. O Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a suspensão temporária das aulas presenciais do Sesi, enquanto persistirem as queimadas na área próxima à instituição. O MPT estabeleceu que as atividades que puderem ser realizadas remotamente devem prosseguir, e as demais devem ser suspensas.

A Defesa Civil adota a tática de resfriamento da área, revirando o material, aplicando água para reduzir a temperatura e, em seguida, realizando o abafamento com terra e a compactação do local. O objetivo principal é diminuir a quantidade de fumaça que se espalha e prejudica as atividades nas proximidades. A Defesa Civil informa que ainda há material queimando em profundidade, o que dificulta a extinção completa da fumaça.

Fonte: g1.globo.com

Relacionados