Igor Soares e Tarcísio de Freitas inauguram inédita Praça da Cidadania em Itapevi

 Igor Soares e Tarcísio de Freitas inauguram inédita Praça da Cidadania em Itapevi

Foto: Christian Carracci

Compartilhe essa matéria

Novo dispositivo oferece esporte, lazer e qualificação profissional à população; espaço foi viabilizado em parceria entre Prefeitura e Estado

Nesta quinta-feira (30), a população de Itapevi ganhou o inédito equipamento público da Praça da Cidadania (Rua Penélope, 351 – Parque Wey). O novo dispositivo oferece lazer, cultura e qualificação profissional aos moradores do bairro e região.

Para o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), a iniciativa transformará vidas. “As pessoas poderão fazer cursos de capacitação profissional e os trabalhadores poderão ser inseridos no mercado de trabalho formal com as oportunidades que ofereceremos na Praça da Cidadania”, explicou.

O espaço foi garantido graças a um convênio firmado com o Governo do Estado, que ficou responsável pelas obras e pelos cursos de qualificação profissional.

Esse novo equipamento público será uma ferramenta de transformação social. Não é apenas uma praça, mas um grande espaço para convivência, integração, descobertas de oportunidade profissionais e uma incrível área de lazer e de esportes”, disse o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

As obras foram iniciadas em junho de 2022. A administração municipal cedeu a área que abriga a praça. O projeto técnico foi elaborado pela Prefeitura e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). O custeio da obra e manutenção do espaço ficará sob responsabilidade do Estado.

A parceria teve ainda a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O trabalho conjunto estabeleceu um processo participativo do espaço entre município e Estado junto à comunidade.

Na prática, a Praça da Cidadania será uma combinação de diversão, cultura e qualificação profissional, pois irá contribuir com a formação da população. Por meio do FUSSP, serão ministrados cursos profissionais nas áreas de Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar.

A gestão dos cursos será realizada pelo Centro Paula Souza, que administra instituições como Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) e Etec (Escola Técnica Estadual) no estado de São Paulo e que já fazem parte da realidade de Itapevi. Os cursos deverão começar em fevereiro de 2024. A gestão da Praça será de responsabilidade da OSC (Organização da Sociedade Civil) José Pires.

De acordo com Berenice Giannella, presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, “a população deve cuidar da Praça da Cidadania com carinho, uma vez que o funcionamento do equipamento é de 24 horas por dia”, explicou.

A primeira-dama do estado de São Paulo e presidente do FUSSP, Cristiane Freitas, destacou que o compromisso da Praça “é oferecer qualificação profissional ao cidadão de Itapevi e criar políticas públicas que deem condições de desenvolvimento pessoal e profissional às pessoas. Itapevi será exemplo de desenvolvimento social na região”, completou.

Com a inauguração, a praça de Itapevi será a sexta a funcionar no Estado, sendo duas na capital paulista, uma Guarulhos, uma em Santo André e outra em Osasco.

Detalhes do espaço
Os serviços da Praça da Cidadania estão distribuídos em uma área de 4.077 m² e incluem uma quadra poliesportiva com arquibancadas, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e área de jogos.

Já a Escola de Qualificação Profissional é administrada pelo Centro Paula Souza e levará mais oportunidade à comunidade em situação de vulnerabilidade social. As salas terão as aulas, um Banco do Povo para fomentar o empreendedorismo e outros espaços multiuso e de administração.

O local também conta com uma copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos no meio ambiente, a Praça da Cidadania mantém jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício tem sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Ao lado da área que abriga o novo dispositivo, está prevista a implantação de um Parque Municipal. Ambos formarão um significativo conjunto de equipamentos públicos para a população.

0 Reviews

Relacionados