Artistas plásticos da Granja Viana participam do 9º Anuário de Artes da Luxus Magazine
Governo federal reforça perícia no rio após operação contenção
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Governo Federal anunciou o envio de 20 peritos criminais da Polícia Federal ao Rio de Janeiro. O objetivo é intensificar os trabalhos de perícia relacionados à Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, que resultou em um elevado número de mortes, motivou a decisão de reforçar a equipe forense no estado.
A medida foi divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e representa a primeira iniciativa do escritório emergencial de combate ao crime organizado, recentemente instalado no Palácio Guanabara. A atuação dos peritos federais visa a auxiliar na análise detalhada dos locais de crime, abrangendo diversas áreas de especialização.
Os profissionais atuarão em frentes como exames de balística, essenciais para a análise de armas de fogo e munições utilizadas em confrontos. A genética forense também será empregada para a identificação de DNA, contribuindo para a elucidação de casos e identificação de envolvidos.
A equipe também contará com especialistas em medicina legal, que realizarão necropsias e auxiliarão na identificação de corpos, buscando esclarecer as causas das mortes e fornecer informações cruciais para as investigações.
Adicionalmente, o governo federal planeja o envio de um contingente de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública, que também somarão esforços nas operações em andamento no Rio de Janeiro. O envio de peritos da Força Nacional visa complementar a perícia no estado.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br