Shopee tem mais de 50 vagas abertas para jovens aprendizes em três unidades no Brasil
Empreendedorismo Feminino: O incentivo para igualdade de gênero
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março de cada ano. Temos que celebrar as conquistas que tivemos nas últimas décadas. Porém, a igualdade de gênero é um desafio diário vivido pelas mulheres no trabalho, na política, na saúde e em todas as áreas da vida. A busca pela igualdade de gênero é um princípio fundamental dos direitos humanos, mas que é, mundialmente, desrespeitado.
Uma das formas de conseguirmos avançar com a igualdade de gênero é através do empreendedorismo feminino. Ao longo dos anos, o papel das mulheres no mundo dos negócios tem crescido, e o empreendedorismo feminino tem se tornado uma força significativa em muitas economias globais.
O empreendedorismo feminino desempenha um papel crucial na promoção da inclusão econômica, permitindo que as mulheres participem ativamente no mercado de trabalho e contribuam para o crescimento econômico. Pesquisas realizadas pelo IBGE, nos últimos anos, indicam um aumento no número de mulheres empreendedoras no Brasil. Porém as mulheres enfrentam desafios únicos, como acesso limitado a financiamento, discriminação de gênero, desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal e estereótipos culturais. Superar esses desafios requer esforços contínuos para promover a igualdade de oportunidades.
O empreendedorismo feminino pode impulsionar a inovação, trazendo perspectivas diversas e soluções criativas para o mercado. Políticas governamentais e iniciativas do setor privado que promovem a igualdade de gênero e oferecem suporte específico às mulheres empreendedoras são essenciais para criar um ambiente favorável.
Incentivar e apoiar o empreendedorismo feminino é uma maneira importante de promover a igualdade de gênero e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável. Esforços contínuos são necessários para superar barreiras e criar um ambiente empresarial mais inclusivo e diversificado. Porque promover a igualdade entre mulheres e homens, não beneficia apenas as mulheres, mas toda a sociedade.
Dra. Luana Karen Oliveira
É advogada, militante nas áreas de direito civil, bancário, família e sucessões. Empresária, sócia da LKO Corretora de Seguros, especializada em planejamento patrimonial e sucessório familiar e empresarial. Atualmente, Presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Carapicuiba/SP. Bacharel em direito pela universidade FMU, Pós-graduada em direito penal com ênfase em crimes financeiros pela faculdade Damásio, certificada em direito bancário pela faculdade Legale e pós-graduanda em planejamento patrimonial, familiar e sucessório pela faculdade Legale.