‘Câmara no Seu Bairro’ recebe demandas da região do Primeiro de Maio

 ‘Câmara no Seu Bairro’ recebe demandas da região do Primeiro de Maio

Foto: Ricardo Migliorini.

Compartilhe essa matéria

Audiência Pública é a primeira de uma série que acontecerá nos bairros de Osasco

 

Ouvir as demandas da população. Esse é o objetivo do programa “Câmara no Seu Bairro”, que estreou na noite da última sexta-feira (2), no Jardim Primeiro de Maio, Zona Sul de Osasco.

A audiência aconteceu no auditório do CEU das Artes e teve boa presença de público, que lotou o espaço.

Participaram desta primeira edição os vereadores Carmônio Bastos (Podemos) – Presidente; Ana Paula Rossi (PL), Elsa Oliveira (Podemos), Emerson Osasco (REDE), Fábio Chirinhan, Julião (PSB), Zé Carlos Santa Maria (Patriota), Michel Figueredo (Patriota), Rodrigo Gansinho (PL), Josias da Juco (PSD), Laércio Mendonça (PSD) e Juliana da AtivOZ (PSOL).

A Comissão Permanente de Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos Municipais ficou responsável pela organização da audiência. Ela é formada pelos vereadores Batista Comunidade (Avante) – presidente; Fábio Chirinhan – relator; Juliana da AtivOz – membro; Délbio Teruel (União) – membro e Julião – membro.

O “Câmara no Seu Bairro” é uma iniciativa da atual Mesa Diretora da Câmara. A primeira audiência aconteceu a pedido do vereador Zé Carlos Santa Maria. “Estamos trazendo a Câmara até vocês para que apresentem suas reivindicações. Vamos levar esse projeto também para os bairros da Zona Norte”, disse o parlamentar.

“Essa é a ideia de levar os trabalhos até os bairros. Ouvir vocês, porque muitas vezes a gente fica um pouco distante da população e não tem noção do que, de fato, está acontecendo”, completou o presidente da Câmara, Carmônio Bastos.

Segundo Carmônio, a ideia é realizar outras três audiências. Segundo ele adiantou, os próximos encontros devem acontecer no CEU das Artes do Jardim Bonança, CEU José Saramago (Jardim Padroeira) e CEU Zilda Arns (Jardim Elvira).

Serviços

Os trabalhos nesta primeira audiência tiveram duas fases. Primeiro, os vereadores falaram da importância do “Câmara no Seu Bairro” e das políticas públicas em andamento na região. Em seguida, a população apresentou suas demandas.

Zé Carlos Santa Maria destacou a proximidade da implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Escola do Futuro para atender a demanda da região, assim como a urbanização da Favela do Limite.

“Vejo muitos rostos ligados à política e de lideranças comunitárias. Eu entendo que esse local não vai ter sentido algum se a gente fizer algo individual. A gente tem que lutar pelo coletivo”, disse Emerson Osasco.

“É importante ter essa ação de conversar, passar as demandas, cobrar os vereadores, pois nossa obrigação é cobrar o Executivo para que possa fazer a diferença, mas de forma clara e objetiva”, disse Laércio Mendonça (PSD).

Juliana da Ativoz lembrou que o papel do parlamento é ouvir a população. “Estou aqui para escutar vocês e me coloco à disposição. Participem também dos Conselhos Municipais para cobrar políticas públicas”, afirmou.

O vereador Julião parabenizou o presidente da Câmara pela iniciativa da audiência e frisou o papel dos parlamentares. “O vereador, quando está mais próximo da população, tem mais próximo dele a noção, a realidade daquela sociedade, daquele morador”.

Michel Figueredo destacou a liderança de Zé Carlos na região e falou da satisfação de participar do programa. “Tenho o prazer de estar pisando aqui na região. É uma honra”.

Rodrigo Gansinho parabenizou os moradores pela presença e pediu que continuem exercendo a cidadania. “Busquem mais, critiquem, para poderem ter a coisa certa na nossa cidade”.

“Estamos aqui também para contribuir e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram não só nesse bairro, mas na cidade de Osasco”, disse Josias da Juco.

Elsa Oliveira elogiou a participação do público e defendeu maior proximidade entre Câmara e população. “É importante entender o papel do vereador, saber o que ele está fazendo, não só pelo seu bairro, mas pela cidade”.

Demandas

A população participou usando o microfone e encaminhando perguntas via formulário. A munícipe Valdete Rodrigues perguntou sobre os prazos para implantação da UBS no Jardim Santa Maria, tendo em vista a dificuldade de atendimento no posto de saúde do bairro.

“O projeto da UBS já está pronto. Vão ser 16 consultórios. Dentro de três meses a obra vai começar e deve durar seis meses”, explicou Zé Carlos Santa Maria.

O morador Arnaldo Rocha perguntou sobre as perdas educacionais geradas pela pandemia de Covid-19 e que ações são previstas para repor o déficit. “Na verdade, essa questão do que a educação vai fazer com as perdas de aprendizagem é um desafio não só na cidade de Osasco, mas geral”, respondeu a vereadora Ana Paula Rossi

Ana Paula destacou o esforço da gestão Rogério Lins (Podemos) com a entrega de notebooks interligados à internet para alunos da Rede Municipal de Ensino. De acordo com ela, a Secretaria de Educação trabalha com o reforço para alunos que apresentam mais dificuldades.

Os moradores da região apresentaram demandas nas áreas de transporte e mobilidade, saúde, limpeza urbana, iluminação e inclusão de pessoas com deficiência.

0 Reviews

Relacionados