Câmara aprova novo plano de carreira para professores municipais de Osasco

 Câmara aprova novo plano de carreira para professores municipais de Osasco
Compartilhe essa matéria

Servidores da Fito também serão contemplados e vão permitir melhoria no atendimento

A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (20), duas propostas da Prefeitura que alteram os Planos de Carreira do Magistério do município e dos servidores da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito).

O Projeto de Lei Complementar 5/2023 altera o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Osasco.

Segundo a líder do governo na Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL), o projeto foi construído a partir do diálogo com os sindicatos e associações da categoria.

A vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), que é educadora, explicou que o texto cumpre uma exigência do Plano Nacional de Educação, no que diz respeito ao piso salarial nacional da categoria.

Na justificativa do projeto, o prefeito Rogério Lins elencou as principais mudanças propostas. Entre elas está a possibilidade de os professores de desenvolvimento infantil I e II com jornadas de 27 e 31 horas poderem optar pela jornada de 38 horas semanais.

O texto também prevê o pagamento de gratificação de função para que servidores efetivos exerçam a função de gestores de unidade escolar, em consonância com pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Já o Projeto de Lei Complementar nº 6/2023 propõe alterações no Plano de Carreira dos servidores da Fito, objetivando dar suporte ao atendimento da nova demanda criada com a implantação das novas creches do Programa Mundo da Criança.

O programa é uma parceria entre a Fito e a Secretaria de Educação e prevê atendimento a cerca de 2.300 crianças da rede municipal, com idades entre quatro meses e três anos e 11 meses.

O projeto prevê a ampliação do número de cargos de professor de desenvolvimento infantil e de auxiliar de classe. Os novos cargos deverão ser preenchidos por concurso público.

A vereadora Ana Paula Rossi explicou que o projeto também altera os requisitos para o preenchimento desses cargos e que a medida vai ajudar a suprir a demanda de atendimento.

“A criação do programa Mundo da Criança, que também passou por essa Casa, com certeza gerou a necessidade de ampliação de cargos para suprir demanda de professores em sala de aula”, justificou.

0 Reviews

Relacionados