Barueri é destaque no Ranking Connected Smart Cities 2022

 Barueri é destaque no Ranking Connected Smart Cities 2022
Compartilhe essa matéria

Barueri ganhou destaque em três eixos temáticos que figuram na 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2022. Os investimentos que a Prefeitura tem realizado em setores da Economia na cidade contribuíram para que ocupasse o 2º lugar neste eixo, assim como na Saúde, que ficou em 3º lugar, e na Mobilidade Urbana, ocupando a 8ª posição.

Na classificação geral, Barueri se posiciona na 11ª colocação. O Connected Smart Cities analisou 800 cidades com “maior potencialidade de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade”, de acordo com o relatório divulgado. O Ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2021).

Quando se fala em recortes por Eixos Temáticos, o relatório do Connected Smart Cities frisa que eles são válidos e relevantes para compreender os destaques das cidades no âmbito de cidades inteligentes. Não necessariamente se trata das “melhores cidades” nos seus respectivos eixos, afirma o relatório.

Os eixos temáticos são: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança. Esses 11 eixos são compostos por mais de 300 indicadores de “desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios”.

Eixo Economia

Barueri, dentre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, é a líder no eixo Economia, só perdendo para a cidade de São Paulo, com população maior de 500 mil habitantes. Os destaques de Barueri são:

  • Crescimento de 8,44% no número de empregos.
  • Crescimento de 2,21% no número de empresas.
  • 1,49 empregos por habitante em idade economicamente ativa.

Eixo Saúde

O eixo Saúde do Ranking Connected Smart Cities é composto por nove indicadores, sendo que Barueri ocupou a terceira posição. Foram considerados indicadores como Cobertura Populacional de Atenção Primária à Saúde; Mortalidade Infantil; Agendamento Online de Consulta na Rede Pública; Despesas com Saúde; Relação Médico/Habitantes e Leitos/Habitantes.

Eixo Mobilidade

Os indicadores utilizados no recorte de Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities, no qual Barueri está na oitava posição, são: Semáforos Inteligentes; Idade Média da Frota de Veículos; Outros Modais de Transporte de Massa; Mortes no Trânsito; Relação Ônibus/Automóveis e Automóveis / Habitantes.

 

Connected Smart Cities – Posições de Barueri
Eixo Economia 2º lugar
Eixo Saúde 3º lugar
Eixo Mobilidade 8º lugar
Classificação geral 11º lugar

0 Reviews

Relacionados