Agenda especial de férias diverte crianças e adultos nas Fábricas de Cultura

 Agenda especial de férias diverte crianças e adultos nas Fábricas de Cultura

Créditos da Foto: Entrada da Fábrica de Cultura Jaçanã por André Hoff / Divulgação

Compartilhe essa matéria

 A partir de 17 de janeiro, as unidades da capital, Região metropolitana e litoral sul de SP terão uma agenda especial de férias com diversas oficinas diárias e atividades culturais abertas para todos os públicos

As férias chegaram e as Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – estão de portas abertas para receber crianças, jovens e adultos que queiram aproveitar a agenda de janeiro das unidades localizadas nas zonas Norte e Sul de São Paulo, Região Metropolitana (Osasco e Diadema), e Iguape no Vale do Ribeira. Toda a programação descrita a seguir não exige inscrição para as pessoas que buscam participar e aproveitar as atrações. Fique por dentro.

Oficinas de Férias incentivam a criatividade!

De 17 a 31 de janeiro, as Fábricas de Cultura realizam a ação Oficinas de Férias com quase 200 atividades livres e cerca de 2 mil vagas distribuídas em oito unidades. Confira os destaques:
Na Fábrica de Cultura Brasilândia a criançada poderá se divertir com o Esconde Esconde Pela Fábrica no dia 18, quarta-feira, das 11h30 às 13h30. Na quinta-feira, 19, o público pode participar da atividade Gravação de Música no Estúdio, das 14h às 16h, que mostrará o processo de gravação de uma música nesse espaço da unidade.
Outro destaque na Zona Norte é a Oficina de Slime para Crianças, que ensinará a criar esse brinquedo com materiais básicos no dia 24, terça-feira, das 14h às 16h. E na sexta-feira, 27, acontece a oficina de Introdução ao Circo para Adolescentes e Adultos, das 14h30 às 16h30. Neste encontro, os participantes terão contato com malabares, acrobacias de solo, acrobacias aéreas e equilíbrios. Ambas as oficinas acontecem na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
Dia 19, quinta-feira, a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a oficina de Produção de Pequenas Animações em Stop Motion a partir das 14h. A atividade ensinará as técnicas do stop motion e como produzir uma pequena animação usando objetos e miniaturas. Já no dia 26, quinta-feira, às 14h, o público poderá se divertir na oficina de Treino de Livro de Circo que mostrará um pouco dessa linguagem.
Pela Zona Sul, as férias começam na unidade Capão Redondo. Dia 17, terça-feira, acontece uma Aula Aberta de Violão e Ukulele, das 14h às 15h. Os instrumentos serão disponibilizados pela Fábrica. Para os curiosos, a unidade promove a oficina Papiro do Capão que mostrará ao público como confeccionar, de maneira alternativa, os papiros utilizados pela civilização egípcia na época dos faraós. Depois, praticarão a escrita em hieróglifos. A oficina será realizada no dia 24, terça-feira, das 14h às 15h.
Bem perto dali, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, vai ter dança e artes visuais. Na quarta-feira, 18, crianças e adultos poderão participar da oficina de Confecção de Pipas, das 14h às 16h30. Já na quinta-feira, 26, das 14h às 16h, tem a oficina Ritmos de Berimbaus. A atividade mostrará como afinar, tocar e cuidar do urucungo, nome africado para os diferentes tipos de berimbaus.
As Oficinas de Férias também estarão presentes na Região Metropolitana e no litoral Sul de São Paulo. A Fábrica de Cultura Diadema une esporte e brincadeira com um jogo de Queimada na terça-feira, 17, a partir das 10h30. Na terça-feira seguinte, 24, o público aprenderá técnicas de Lambe Lambe enquanto criam um painel em uma das paredes da Fábrica com artes produzidas no Ateliê de Gravura. A ação começa às 11h.
O Hip Hop toma conta da Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco com a oficina de Street Dances, focada na diversidade da cultura Hip Hop e desse estilo de dança. A atividade acontece no dia 18, quarta-feira, das 14h às 16h. Na oficina Fotografia em Azul os participantes aprenderão a revelar imagens por meio da cianotipia, processo fotográfico que gera imagens em tons azuis. O encontro é na terça-feira, 24, a partir das 9h30.
No litoral Sul, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza oficinas que exploram a criatividade e as habilidades artísticas. No dia 18, quarta-feira, a partir das 14h, acontece a oficina Desenhando Mangá que mostrará o passo a passo para criar um personagem de mangá. Já com a oficina Experimentando a Arte do Graffiti será possível aprender, de maneira prática e simples, como desenhar em bases variadas (parede, tela, papel) com as técnicas do graffiti. A atividade será na sexta-feira, 27, das 14h às 16h.

Moda, música e cinema na agenda cultural

Além das Oficinas de Férias, o público também poderá aproveitar a agenda de atividades culturais. Na quinta-feira, dia 19, a Fábrica de Cultura Diadema realiza um workshop sobre turbantes, a partir das 15h. A atividade irá abordar os significados culturais enquanto apresenta o turbante como uma fonte de resistência e empoderamento negro feminino. Um pouco mais tarde, às 16h, os Estúdios transmitem pelo Instagram das Fábricas de Cultura um bate-papo sobre a Cena Musical de Osasco com o MC Negruniversal, que falará com base em uma perspectiva dialógica entre os diversos estilos musicais através do resgate e reconstrução de histórias e memórias.
Pelo canal no YouTube das Fábricas de Cultura, a unidade 4.0 de Iguape leva ao público o espetáculo de dança Transeuntes: breve corpos em deslocamento, da Cia. Viela de Danças Urbanas. A apresentação narra múltiplas possibilidades de deslocamento dos corpos, que criam e modificam seu entorno pela dança, ressignificando e ampliando olhares. A transmissão será no dia 20, sexta-feira, às 19h.
No dia 26, quinta-feira, às 14h, literatura e artes se unem com a atividade HQs, Mangás e Tirinhas: a diversidade de narrativas em quadrinhos, realizada pela Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã para celebrar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (30/01). O encontro abordará o surgimento deste gênero narrativo, o mercado no Brasil e a pluralidade de narrativas. Ao final, os participantes criarão as próprias tirinhas.
Outra opção, mas na Fábrica de Cultura Capão Redondo, é a conversa Profissionalização artística com Anabela Gonçalves que será transmitida pelo Facebook das Fábricas no dia 26, às 14h30. O encontro tem como foco mostrar as documentações exigidas nos principais aparelhos culturais da zona Sul, tirando dúvidas sobre as formas de contratações e documentações-base para prestação de serviço de pessoa jurídica e documentações exigidas, portfólio e certidões.
Na Zona Norte, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove o Torneio de Games nos dias 26 e 27, quinta e sexta, respectivamente, às 15h. A unidade irá disponibilizar os videogames para a disputa que será dividida em três fases: confronto, classificação e a final, com um ganhador em cada dia. Ainda no dia 27, mas às 14h30, a Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia convida à todos para o Bibliocine, encontro onde serão exibidos filmes, documentos e curtas metragens diversos.
Já na zona Sul, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza a atividade A Rima do Cordel, transmitida pelo Instagram das Fábricas no dia 28, sábado, às 15h. A partir de três referências do gênero, Costa Senna, Cacá Lopes e Varneci Nascimento, a palestra mostrará como os textos do cordel, marcado por ritmo, métrica e musicalidade, promovem a crítica social e refletem sobre a realidade dos brasileiros.
SERVIÇO:
As atividades listadas abaixo não exigem inscrição
OFICINAS DE FÉRIAS 2023

De 17 a 31 de janeiro

Livre | Gratuito

Programação em todas as unidades das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape

AGENDA CULTURAL DE JANEIRO

 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Cinema

BIBLIOCINE COM EQUIPE DA BIBLIOTECA
27/1, sexta-feira, 14h30 | 12 anos | Presencial
Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Gestão Cultural

PROFISSIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA COM ANABELA GONÇALVES

26/01, quarta-feira, 14h30 | 14 anos | Online — Facebook

 

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Moda

OFICINA DE TURBANTES

19/1, quinta-feira, 15h | Livre | Presencial
Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico — Iguape | Tel: (13) 3848-9300

Espetáculo

TRANSEUNTES: BREVE CORPOS EM DESLOCAMENTO | CIA VIELA DE DANÇAS URBANAS

20/1, sexta-feira , 19h | Livre | Online — Youtube
Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Literatura

HQS, MANGÁS E TIRINHAS: A DIVERSIDADE DE NARRATIVAS EM QUADRINHOS | COM EQUIPE BIBLIOTECA

26/1, quinta-feira, 14h | 6 anos | Presencial
Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Literatura

A RIMA DO CORDEL

28/1, sábado, 15h | Livre | Online — Instagram
Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale — Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Música

A CENA MUSICAL DE OSASCO COM NEGRUNIVERSAL [ESTÚDIOS]
19/1, quinta-feira, 16h | Livre | Online — Instagram
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Tecnologia

TORNEIO DE GAMES

26 a 27/1, quinta e sexta, 15h | Livre | Presencial

——

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

 

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks)..

 

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis — Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

0 Reviews

Relacionados