Gestantes de áreas vulneráveis enfrentam maior risco de natimortalidade
5º Festival Mário de Andrade terá mesas e rodas de conversa gratuitas pela Prefeitura de SP
Programação reúne nomes da literatura e estudiosos que conversam sobre legado de Mário de Andrade, Cultura Coreana, Produções LGBTQIAPN+, e outros
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, comemora os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) com o 5º Festival Mário de Andrade. A celebração terá, como parte da programação gratuita, mais de 15 mesas de conversas no sábado (25) e domingo (26), reunindo autores, pesquisadores e convidados para discutir literatura, memória e dramaturgia.
Com o crescente do consumo de cultura coreana no Brasil e no mundo, a mesa “O feminino na escrita coreana” reúne especialistas para falarem sobre a representação feminina na literatura da Coreia do Sul. O debate terá Ji Yun Kim, Carolina Guimarães, Carolina Ferreira e Ing Lee em uma conversa sobre a obra da escritora Han Kang, primeira mulher asiática a receber o Prêmio Nobel de Literatura. A atividade, em parceria com o Centro Cultural Coreano, acontece às 16h30, na sala silenciosa, no sábado (25).
No sábado (25), às 17h30, no auditório da BMA, acontece a mesa “Vale a pena ver para sempre – 100 anos de Janete Clair”. A roda de conversa homenageia Janete Clair, uma das maiores dramaturgas da televisão brasileira. Renata Dias Gomes e Mauro Alencar, com mediação de Daniel Veiga, se reúnem para discutir a obra e o legado da escritora, reforçando sua influência na literatura e na dramaturgia nacional.
A mesa “Literatura, memória e representatividade nos acervos LGBTQIAPN+” traz convidados da Fischer Library, Casa 1 e Acervo Bajubá para discutir a importância da valorização das narrativas de pessoas LGBTQIAPN+. Participam David Fernandez, Rodolfo Beltrão e Marcos Tolentino, com mediação de Jonas Maria. O encontro será no sábado (25), às 18h, na Sala Silenciosa.
Como um convite para os entusiastas da escrita e literatura, a mesa “Jornadas e caminhadas: os percursos da criação literária.”, comandada por Esmeralda Ribeiro e Henrique Rodrigues, com mediação de Heitor Botan, traz bastidores da escrita, como inspirações e desafios, e as transformações que uma obra percorre até estar nas mãos dos leitores. A roda de conversa acontece às 11h30, no Auditório da BMA no domingo (26).
Com foco no homenageado, a mesa “Mário de Andrade, Leitor: um passeio por sua biblioteca particular” traz bastidores do acervo pessoal do escritor, além de seus hábitos de leitura, e a influência de suas obras na sociedade. A conversa será no domingo (26), às 16h, na Sala das Artes com Gênese Andrade e Marisa Midori e mediação de Rodrigo Massi.
Serviço: Link