Brasil e paraguai preparam revisão crucial do tratado de itaipu em dezembro
Triatleta brasileiro manoel messias conquista o bicampeonato na copa do mundo do chile
© Wagner Araujo/World Triathlon/Direitos Reservados
O triatlo brasileiro celebrou uma grande vitória na etapa da Copa do Mundo, realizada em Viña del Mar, no Chile. Manoel Messias, triatleta de 28 anos, conquistou o primeiro lugar em uma final eletrizante. O atleta cearense, que ocupava a terceira posição a poucos metros do final da corrida, acelerou para cruzar a linha de chegada em 49 minutos e 38 segundos.
A disputa foi acirrada, com o português João Nuno Batista chegando apenas um segundo depois, garantindo a medalha de prata, e o espanhol David Cantero conquistando o bronze, cinco segundos atrás do campeão.
A performance de Messias foi marcada por uma notável recuperação ao longo da competição. Inicialmente, o atleta completou os 750 metros da natação em 25º lugar, com um tempo de 8 minutos e 37 segundos. No entanto, ele demonstrou sua força nas etapas seguintes, registrando o melhor tempo nos 20 quilômetros de ciclismo, com 25 minutos e 43 segundos, e nos 5 quilômetros de corrida, com 14 minutos e 3 segundos.
“Muito feliz por esta segunda vitória em Viña Del Mar. Eu me senti bem durante toda a prova, mas, na verdade, fiquei um pouco surpreso com o resultado. [Quando iniciei a corrida], não acreditava que podia ganhar. Sabia que estava correndo rápido, tratei de encurtar o gap [espaço] para os adversários, me estabilizar e aí dar todo o gás no sprint final”, declarou o triatleta, que já havia conquistado o título da etapa em 2023.
Além de Messias, a delegação brasileira contou com a participação de outros atletas na etapa chilena. No masculino, Antonio Bravo finalizou em 34º lugar (51min14s), Kauê Willy em 36º (51min25s) e Vinicius Sant’Ana em 59º (54min56s). No feminino, Giovanna Lacerda alcançou a 22ª posição (59min59s) e Gabrielle Lemes ficou em 26º lugar (1h00min17s).
A temporada da Copa do Mundo ainda reserva outras quatro etapas, incluindo uma em Florianópolis (SC), programada para o dia 16 de novembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br