Sedentarismo: Como está a qualidade do seu sono??

 Sedentarismo: Como está a qualidade do seu sono??

Créditos da Fotos: Canva

Compartilhe essa matéria

Olá tudo bem com você?

Quem é que nunca teve um noite de sono ruim não é mesmo?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O sono é uma das formas que o nosso corpo utiliza para promover a recuperação do organismo de uma forma geral em todas as idades. O sono tem um papel fundamental para o desenvolvimento desde quando somos crianças até a fase do envelhecimento.

Ter um sono de qualidade é importante para manter a saúde geral do organismo, e você sabia que é possível melhorar a o seu sono sem medicamentos?

Em todo o mundo, os distúrbios do sono podem ocorrer por consequência de alterações metabólicas, doenças cardiovasculares levando a insônias ou sonolência excessiva. Nos EUA, estima-se que entre 50 a 70 milhões de adultos têm algum distúrbio do sono sendo a insônia a mais comum, na China, cerca de 15% da população sofre com distúrbios do sono e no Japão, as mulheres, cerca de 14% sofre com algum distúrbio do sono e 12% acomete os homens.

Um estudo publicado em 20 de Janeiro pela Scientifc Reports, mostrou a importância da realização de uma atividade física na melhora da qualidade do sono, ou seja, substituir o comportamento sedentário, pode melhorar a qualidade do sono sem o uso de remédios que em geral podem causar várias reações indesejáveis e até mesmo dependência.

Esse estudo foi composto por mais de 600 participantes, a maioria mulheres, 417 no total, com idade média de 52 anos. No estudo, foi substituído o comportamento sedentário por 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa promoveu melhora da qualidade do sono em mulheres, já nos homens participantes, não houve diferença sendo necessário outros estudos.

Melhorar a qualidade do sono envolve vários fatores que promovem a qualidade de vida, portanto, dieta equilibrada, realizar exercícios físicos regularmente, evitar excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, diminuir o estresse diário, são fatores que ao serem realizados ao longo da vida, promovem menos distúrbios no organismo e menor repercussão negativa a sua saúde.

Cuide da sua saúde, ela é o maior e mais valioso bem que você tem nas tuas mãos!

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo sempre!

 

Fonte: Koohsari, M.J., Yasunaga, A., McCormack, G.R. et al. Sedentary behaviour and sleep quality. Sci Rep 13, 1180 (2023). https://doi.org/10.1038/s41598-023-27882-z

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

0 Reviews

Relacionados