Saúde de Barueri reforça a importância da vacinação contra a meningite 

 Saúde de Barueri reforça a importância da vacinação contra a meningite 

Crédito das fotos: Arquivo Secom

Compartilhe essa matéria

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda à população manter o calendário de vacinação contra a meningite. No Brasil, a doença é considerada endêmica, circulando o ano todo no país. No município de Barueri foram registrados 42 casos de meningite entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho de 2023. No mesmo período do ano passado foram 17 casos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 

Nos últimos anos houve uma redução na adesão da imunização de diferentes doenças, inclusive da meningite. Com a baixa cobertura vacinal, o número de casos aumentou de um ano para outro. O uso de máscara durante a pandemia colaborou para um número menor de casos de meningite, já que ela dificulta a transmissão pelas gotículas de saliva, espirros e tosse.

 

Manter a vacinação em dia é uma das principais medidas de proteção contra a doença. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, há cinco vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite:

 

– Vacina BCG: protege contra formas graves, como meningite tuberculosa, aplicada a partir do nascimento;

– Vacina Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, incluindo meningite, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade;

– Vacina Pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, aplicada aos 2, 4 e 12 meses;

– Vacina Meningocócica C (conjugada): protege contra a meningite do sorogrupo C, aplicada aos 3, 5 e 12 meses;

– Vacina Meningocócica ACWY (conjugada): protege contra a meningite do sorogrupo ACWY, aplicada aos 11 e 12 anos.  

 

A vacina Meningocócica ACWY (conjugada), que é oferecida às crianças de 11 e 12 anos como reforço ou dose única dependendo da situação vacinal de cada um, também será aplicada em adolescentes de 13 e 14 anos até o dia 31 de dezembro de 2023. A medida atende ao Programa Nacional de Imunizações que autorizou o uso temporário da vacina. Em Barueri, o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conheça os endereços e os horários de atendimento.

 

Transmissão e prevenção 

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Nos períodos de outono e inverno o mais comum é a ocorrência das meningites bacterianas, e na primavera e no verão é das virais. 

 

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia (estado físico em que a pessoa apresenta níveis de energia abaixo do normal) e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz). 

 

Em geral, a transmissão ocorre de uma pessoa para outra, por vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e da garganta, além da fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes. 

 

Entre as medidas preventivas estão: higienizar as mãos com frequência, assim como higienizar e ventilar os ambientes, cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir e evitar compartilhar copos, talheres, escovas de dente e objetos de uso pessoal. 

 

 

0 Reviews

Relacionados