Renata Abreu defende a criminalização do estupro virtual

 Renata Abreu defende a criminalização do estupro virtual
Compartilhe essa matéria

Deputada federal apresentou projeto de lei que tipifica a prática como crime e determina punição

Autora de três leis federais em defesa da mulher, a deputada federal Renata Abreu (Podemos – SP) apresentou à Câmara Federal mais uma proposta para combater a violência feminina. O Projeto de Lei 1891/23 pune, com as mesmas penas aplicáveis aos crimes de estupro e estupro de vulnerável, a modalidade virtual – ou seja, o crime praticado à distância, por meios digitais, como sites e aplicativos de internet.

“A violência contra a mulher precisa ser combatida em todos os espaços. Já tivemos um caso, o primeiro do Brasil, de condenação por de estupro virtual em Teresina (PI), mas, como o crime não está tipificado no Código Penal, não há segurança jurídica para que a punição siga sendo aplicada”, explica Renata.

A deputada destaca, ainda, no texto da proposta, levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Datafolha que mostra aumento de casos de violência virtual contra mulheres. Em 2017 1,2% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido ofensas e perseguições na internet, enquanto o número saltou para 8,2% em 2019.

0 Reviews

Relacionados