Professor Rafael torna Câmara de Itapevi 100% acessível

 Professor Rafael torna Câmara de Itapevi 100% acessível
Compartilhe essa matéria

Com o investimento realizado nos últimos dois anos, o legislativo itapeviense se torna referência na região Oeste da Grande São Paulo em acessibilidade

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Para proporcionar o acesso universal à Câmara Municipal de Itapevi, o vereador e presidente da Câmara, Professor Rafael (Podemos), comandou ações de melhorias nas dependências do poder legislativo, entre 2020 e 2021, para torná-lo acessível a pessoas com deficiência.

Com as intervenções, os três prédios passaram a contar com elevadores; piso tátil; sinalização em braille externa e interna; placas de identificação em relevo; mapa tátil; vagas de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência; tradução das sessões em libras; conteúdo do site com tradução em libras, contraste e tamanho de fonte ajustável; rampas de acesso e banheiros adaptados em todos os andares e prédios. Além de espaço reservado na galeria do plenário para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, crianças, gestantes, obesos e cão guia.

Após as obras, a Câmara se tornou o primeiro prédio público da cidade 100% acessível em Itapevi. “A nossa equipe técnica trabalhou duro para tornar a instituição acessível, seguindo rigorosamente a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, com isso, passamos a ser uma referência em acessibilidade na região oeste.”

Professor Rafael reforça que também investiu em capacitação para os servidores. “Capacitamos o nosso quadro de funcionários efetivo e terceirizado com a finalidade de orientá-los sobre o uso dos novos espaços e atender da melhor forma todas as pessoas seguindo as normas técnicas e leis que regulam a acessibilidade no país, reduzindo assim todas as barreiras”, destacou o presidente.

Na Câmara, a acessibilidade também se faz presente no acesso à informação. As sessões legislativas, audiências públicas e demais transmitidas pela TV Câmara passaram a ser traduzidas para a língua brasileira de sinais (LIBRAS), além do site que tem o seu conteúdo traduzido pelo software VLibras.

A Norma ABNT-NBR 9050

Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

No estabelecimento desses critérios e parâmetros técnicos foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.

A Norma ABNT-NBR 9050 visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Para serem considerados acessíveis, todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, atendem ao disposto nesta Norma.

 

0 Reviews

Relacionados