Primeira turma da Guarda de Barueri faz 28 anos e agentes destacam a evolução da corporação

 Primeira turma da Guarda de Barueri faz 28 anos e agentes destacam a evolução da corporação

Crédito das fotos – Robinson Alvarenga/Secom

Compartilhe essa matéria

A primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri completou 28 anos de existência no dia 2 de maio. De lá para cá, a corporação, que é vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), saltou de 160 para 531 agentes – quase o triplo da formação inicial. Passou de 18 para cerca de 100 viaturas, tornando-se uma referência no Brasil.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Os guardas passaram em concurso público para criação da Guarda Civil Municipal de Barueri, por meio da Lei Complementar nº 20, de 6 de setembro de 1994. A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

Desde a formação da primeira turma, guardas foram promovidos. Entre eles, está o GCM Classe Distinta – CD Vagner Nunes Pereira, que atua na Rotam (Ronda Ostensiva Tática Municipal). “Lembro-me que saímos da formatura e já fomos direto para o patrulhamento”, conta ele, explicando que havia uma enorme dificuldade para trabalhar na época.

Os desafios também foram enfrentados pelo colega Armando Severino da Silva, que é GCM Classe Especial (CE), saiu do patrulhamento de rua e hoje trabalha na Central de Videomonitoramento. “Achei que iria ficar só cinco anos na Guarda Municipal para ganhar experiência e depois mudar para outra área. Fui gostando, adquirindo certa estabilidade de emprego, vieram os filhos e hoje estou por aqui. É muito bom investir em prol de você mesmo, da sua família e ajudar a população em geral”, relata.

O CD Vagner, assim como o CE Armando, acrescenta que a corporação não tinha rádio e nem colete à prova de balas. Que o armamento era revólver (calibre 38) e a comunicação um pouco escassa. “Mas com o tempo a evolução chegou. Fico feliz por estar na Guarda Municipal há 28 anos, já rumando para a aposentadoria, e ter a oportunidade de acompanhar essa evolução”, comemora o CD Vagner.

Na linha de frente de combate ao crime, o CD Vagner destaca que sempre costuma dizer para as pessoas que moram em Barueri que elas não sabem o que é estar fora da cidade, que é muito segura. “Você entra em Barueri e já se depara com uma viatura da GCM. Neste sentido, em outro município, a dificuldade é muito maior”, compara.

Estrutura

Em Barueri, os guardas passam por diversos cursos de formação e atualização com especialistas. Além de se prepararem no aprendizado e treinamento das técnicas policiais, recebem, entre outros, noções de Direito, Legislação (normas e regulamento da Guarda), Técnicas de Socorro de Urgência etc.

Com equipamentos modernos, a Guarda Civil Municipal, além de 531 guardas e cerca de 100 viaturas, possui 520 câmeras da Central de Videomonitoramento, quatro bases móveis e um ônibus, que também é equipado com monitoramento de câmeras. “Essa estrutura ajuda muito na segurança da cidade. É uma grande vitória para a GCM e a população de Barueri”, concluiu o CD Vagner.

0 Reviews

Relacionados